Efemérides - 125
Ferruccio Busoni
(1866-1924)Filho de um clarinetista italiano e de uma pianista de origem alemã, compôs as suas primeiras obras para piano aos sete anos de idade.
Estudou na Áustria e estabeleceu residência em Berlim em 1894. A partir daí desenvolveu a sua carreira tornando-se um dos maiores pianistas do seu tempo.
Foi grande amigo do pianista português José Vianna da Motta com quem manteve intensa correspondência. (disponível em livro).
Se fosse Busoni a escrever este texto, poderia terminá-lo com a seguinte assinatura:
Se alguém a quiser explicar...
Também neste dia, mas em 1873, nascia o pianista e compositor russo
Sergei Rachmaninoff
(1873-1943)
Os seus talentos musicais foram descobertos muito cedo e foi encorajado a receber formação adequada. Entrou para o Conservatório de S. Petersburgo mas a sua motivação não correspondia ao seu talento, não realizando um trabalho adequado. Devido a isto, a sua mãe falou com um primo seu, Alexander Siloti (aluno de Liszt) que recomendou que Rachmaninoff estudasse com Nicolai Zverev em Moscovo. Rachmaninoff assim o fez em 1885 vivendo e estudando em casa de Zverev durante quatro anos. Foi aqui que teve oportunidade não só de se desenvolver tecnicamente, como de ouvir grandes interpretações de músicos como Anton Rubinstein e de conhecer outros como Tchaikovsky.
Quando deixou a casa de Zverev entrou para o Conservatório de Moscovo onde estudou com Siloti, Taniev e Arensky, tendo como colega, entre outros, Scriabin.
Rachmaninoff acabou o curso um ano mais cedo do que era normal (com 19 anos) e recebeu a rara "medalha de ouro" do Conservatório.
Passou a dedicar-se mais à composição e depois de atravessar já a muito conhecida fase de depressão e inactividade, saiu da Rússia em 1917, tendo optado por seguir a carreira de pianista como forma de sustentar a sua família. Esta carreira terminaria em 1942-43 devido a problemas de saúde.
O seu recital em Knoxville em Fevereiro de 1943, no Allumni Gymnasium da Universidade do Tennessee seria o último que daria e, curiosamente, uma das obras tocadas foi a 2ª Sonata para piano de Chopin (Marcha Fúnebre). Existe hoje nesse local uma estátua de Rachmaninoff a assinalar o acontecimento.
Ainda antes da sua morte (poucos dias antes de fazer 70 anos) tornou-se cidadão americano.
As suas mãos enormes sempre foram objecto de admiração e várias "curiosidades". Se é comum ler que elas abrangiam uma extensão de 12ª, menos comum é ler que a sua mão esquerda conseguia tocar: dó-mib-sol-dó-sol enquanto que com a direita conseguia tocar: dó (com o 2º dedo)-mi-sol-dó-mi (com o polegar por baixo da mão). Incrível !
Deixo-vos 6 interpretações de uma pequena obra de Rachmaninoff: o seu
Estudo-Quadro Op.39 no.5 em Mib menor.
É também um Quiz, pois gostava que opinassem em relação às interpretações, que eu depois de algum tempo divulgarei quem são os intérpretes.
(podem sempre tentar adivinhar quem são os intérpretes também...)
As gravações são, obviamente, com qualidade muito diversa, pois foram realizadas em condições muitíssimo diferentes, quer no que diz respeito à data de gravação, quer no que diz respeito ao facto de serem ao vivo ou em estúdio.
Fica também a partitura para seguirem melhor.
9 comentários:
Fácil, porque o fá é "F" e o si bemol "B". O que dá as iniciais de Ferrucio Busoni :-P
O Bach fazia vários movimentos do tipo: sib lá dó si natural, transposto para várias tonalidades também.
Ah "granda" Catarina!!
O prof.Batoca por acaso não tem o CBT edição do Busoni em inglês pois não?...só tenho a em alemão.
Agora percebo porque é que te andas a aplicar no inglês e alemão
catarina: é isso mesmo.
r.pina: não...só tenho a mesma que tu. Em alemão.
ja devo estar habituado a começar os quizs com o Kissin
1 - Kissin
sim. O 1 é o Kissin, mas eu gostava mais que comentassem as interpretações antes de saberem quem são os intérpretes
4 - Askenazy
a interp. 2, so consigo ouvir 30'', mas gostei, a 3 nao gosto.
a do Ashkenazy, apesar de ser um especialista em Rachmaninoff, nao gosto muito.
as ultimas 2 tambem so oiço 30''...
tendo apenas esse "poucos" a que gosto mais ate deve ser a 6
Enviar um comentário