Música do Além...
Rosemary Brown (1916-2001) afirmava que alguns compositores comunicavam com ela e ditavam-lhe as notas de novas composições. Entre esses compositores estariam nomes como os de Franz Liszt, Johannes Brahms, Johann Sebastian Bach, Sergei Rachmaninoff, Franz Schubert, Edvard Grieg, Claude Debussy, Frédéric Chopin, Robert Schumann e Ludwig van Beethoven.
De acordo com ela, foi Liszt que a apresentou aos restantes compositores que posteriormente a viriam a visitar na sua casa em Balham (sul de Londres) e, por vezes, pediam-lhe para transcrever a música que vinham criando deste as suas mortes.
Rosemary Brown tem escritas mais de 500 obras que incluem uma Fantasia-Improviso em 3 andamentos de Chopin, duas Sonatas de Beethoven, bem como as suas Sinfonias nos.10 e 11 (ambas incompletas) e uma Sonata com 40 páginas e 12 Canções de Schubert.
Em 1971, quando uma gravação de algumas destas obras "póstumas" foi lançada, o musicólogo Sir Donald Tovey, que tinha morrido há mais de 30 anos, "voltou" e ditou as notas de programa a R. Brown.
É de referir que muitos críticos concordam que a música de R. Brown tem grandes semelhanças com as obras publicadas dos compositores que a visitaram e inclusivamente Richard Rodney Benett disse que não é possível falsificar musica deste tipo sem anos de treino. Pois, é aí que está um dos problemas: Rosemary Brown teve um treino musical mínimo, limitado a 1 ou 2 anos de aulas de piano e uma presença ou outra em récitas de ópera, às quais foi contra sua vontade...
Aqui podemos ouvir um comentário de Rosemary Brown sobre Schubert:
E aqui deixo uma das partituras:
12 Cameos for piano solo from Robert Schumann (as dictated to Rosemary Brown)
Sem comentários:
Enviar um comentário