Efemérides - 169
2º Concerto para Piano em Dó menor, Op.18
de S. Rachmaninoff na sua totalidade,
em Moscovo, com o compositor como solista e Alexander Siloti (primo de Rachmaninoff) a dirigir.
1ª Sinfonia em 1897 que Rachmaninoff atravessava uma fase de desilusão, dúvidas e depressão que lhe provocava um autêntico bloqueio criativo.
Um encontro com Tolstoy, cuja intenção era estimular o seu impulso criativo, acabou por ter o efeito exactamente contrário e ainda o afundou mais na sua depressão.
Só no início de 1900 o persuadiram a consultar o Dr. Nikolay Dahl, um médico (e também músico) que durante anos se especializara em tratamentos por hipnose. Os tratamentos com o Dr. Dahl tiveram efeitos benéficos quase de imediato, restaurando o seu espírito, energia e desejo de compor.
Em poucos meses, Rachmaninoff escreveria várias obras e teria as primeiras ideias para o seu 2º Concerto para Piano.
Começou inicialmente por compor o 2º e 3º andamentos deste Concerto, tendo-os apresentado em Dezembro de 1900, obtendo comentários muito favoráveis de críticos e amigos que o encorajaram a compor o 1º andamento, tendo-o feito na Primavera de 1901. O Concerto seria assim estreado, ainda nesse ano, neste dia de 27 de Outubro.
Desde então, o 2º Concerto para Piano de S. Rachmaninoff tornou-se num dos mais populares Concertos do repertório pianístico de sempre. Inclusivamente, inúmeras versões pop/rock foram feitas de alguns dos seus andamentos (principalmente do II, mas também dos outros), por artistas como Frank Sinatra, Eric Carmen ou Céline Dion.
Deixo-vos uma interpretação deste Concerto, que embora não seja a minha preferida, é das que tem maior valor histórico, pois é interpretada pelo próprio compositor.
1 comentário:
Da Música mais linda que já ouvi!
Lindíssimo!
Enviar um comentário