Efemérides - 121
Concerto para Piano e Orquestra No.2, Op.39
de Alberto Ginastera com
Hilde Somer como solista (a quem é dedicado)
Aqui Ginastera experimentava com uma variedade de estilos contemporâneos com elementos argentinos constantes, como por exemplo, ritmos fortes e obsessivos.
É composto por 4 andamentos:
I. 32 variazioni sopra un accordo di Beethoven [partitura]
II. Scherzo per la mano sinistra [partitura]
III. Quasi una fantasia [partitura]
IV. Cadenza e Finale prestissimo [partitura]
Foi escrito em 1972 e é caracterizado pelo uso (embora nunca rigoroso) de Serialismo, Politonalidade, quartos de tom e procedimentos aleatórios. A Magia e o Fantástico têm aqui conotações neo-expressionistas.
O 2º andamento (Scherzo para a mão esquerda) é elaborado numa série de contrastes de luz e sombra que formam uma rápida e caleidoscópica sucessão de cores opostas, micro-tons e timbres num constante diálogo entre o piano e a orquestra.
o 3º andamento abre com uma exposição poética da orquestra. Depois ouvimos uma segunda exposição pelo piano que é combinada com o desenvolvimento central (tema), agora acompanhado pela orquestra. No climax o adagio inicial da orquestra regressa e junta-se com o piano que mais tarde desenvolve variações do seu próprio tema.
O 4º andamento começa com uma introdução pelo piano acompanhado pela orquestra num dueto dramático. A natureza desta peça é de uma fanfarra esplêndida que resolve num finale prestissimo. Esta secção, tocada com velocidade e em sotto voce pelo piano enfatiza o seu carácter surrealista. Existem 5 secções neste andamento: Primeira, transição, terceira ou intermédia, reexposição e coda. Um tema de 11 notas, retirado do final da Sonata em Sib Maior (Marcha Fúnebre) de Chopin aparece na secção intermédia simbolizando a natureza trágica e fantástica do Concerto.
A. Ginastera - Concerto para Piano e Orquestra No.2, Op.39
1. I. 32 variazioni sopra un accordo di Beethoven | 2. II. Scherzo per la mano sinistra | 3. III. Quasi una fantasia | 4. IV. Cadenza e 5. Finale prestissimo
Dora de Marinis, piano | Slovak Radio Symphony Orchestra | Julio Malaval, maestro
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