Os Concertos para Piano de João Domingos Bomtempo.
São 4 Concertos para Piano e Orquestra com interpretação da pianista Nella Maissa. A dirigir a Orquestra Sinfónica de Nuremberga está o maestro Klauspeter Seibel.
As gravações são de 1985 (Nos.2 e 4) e de 1986 (Nos.1 e 3). Uma edição da PortugalSom.
Mais um álbum de Glenn Gould. Sim, gosto bastante deste pianista, mas desta vez não são obras de J.S. Bach como seria de esperar e sim de L. van Beethoven. Beethoven deve ser, provavelmente, o segundo compositor (depois de Bach, claro) com mais tempo de música gravado por G. Gould.
Ao longo dos anos a relação foi ambivalente entre Gould e a obra de Beethoven, um compositor que ele considerava muito "guerreiro", conflituoso. Não é de estranhar, pois, que o "seu" Beethoven seria o Beethoven tardio, mais contemplativo.
Glenn Gould plays Beethoven Obras no CD: Concertos para Piano Nos. 1, 2 e 3; 6 Bagatelas, Op.126; Trio com Piano Op.7 no.1; Sonata para piano Op.49 no.1; Sonata para piano Op.101; 6 Variações Op.34; 15 Variações Op.35 Data das gravações: 1952-1955 (3 CDs). Preço na FNAC: cerca de 8 euros.
Já andava de olho nesta colecção há algum tempo, pois já conhecia algumas das interpretações nela presentes (obrigado Luís). Hoje passei pela FNAC e estava com o preço de 24.99 Euros ! Tendo em conta que o preço habitual era cerca de 50 Euros, não resisti.
Recomendo vivamente este fantástico registo áudio da obra do magistral compositor Fernando Lopes-Graça.
CENTENÁRIO FERNANDO LOPES-GRAÇA (1906-1994): Arquivos da RDP
(Texto da Antena 2) Fernando Lopes-Graça (FLG) nasceu há 100 anos. A RDP celebra o génio do compositor, lançando uma edição/caixa de 10 discos.
A colectânea, construida a partir dos arquivos da RDP, inclui 40 obras de Lopes-Graça. Dessas 40 obras, 13 nunca foram discograficamente editadas, e 9 só existiram em vinil. São gravações efectuadas entre os anos 50 e a actualidade, incluindo um CD integralmente gravado em Julho deste ano, de propósito para esta edição, com o Coro Ricercare a interpretar algumas das mais famosas Canções Heroicas e Regionais escritas por FLG.
(...)
A edição integra ainda um documentário assinado por António Cartaxo e uma entrevista a FLG efectuada por Igrejas Caeiro em 1957. Muitos dos registos musicais são históricos, por exemplo, com o próprio compositor ao piano. Cada um dos 10 CD’s tem um texto assinado por alguns dos mais credenciados conhecedores do legado de FLG: a pianista Olga Prats, o compositor e musicólogo Alexandre Delgado, o compositor Sérgio Azevedo, o compositor Eurico Carrapatoso, o maestro José Robert, o maestro José Luís Borges Coelho, a musicóloga Teresa Cascudo, o maestro Francisco Faria, o músico Alexandre Branco Weffort, e o maestro e pianista João Paulo Santos.
A edição contou ainda com a colaboração do Arqº Romeu Pinto da Silva, conhecido como um dos mais profundos conhecedores do espólio de FLG.
Acabadinho de chegar pelo correio, recebi este DVD:Glenn Gould - The Russian Journey Realizador:Yosif Feyginberg | Formato: DVD, NTSC | Idioma: Inglês | Região 1 | Data de lançamento: 10 de Junho de 2003 | Duração 86 minutos | Edição: KULTUR Video
Eu já tinha comprado este DVD há algum tempo atrás, mas (como é hábito em mim) emprestei-o a alguém que nunca mais o devolveu. Como nem me lembro a quem foi, resolvi comprá-lo de novo (já agora...se algum dos leitores deste post for o felizardo a quem emprestei os meus DVDs do Bobby McFerrin é favor dizer, pois evitará uma nova despesa da minha parte. A gerência agradece).
Conteúdo: Em 1957, Gould (com apenas 24 anos de idade) fez uma viagem à Rússia que iria mudar para sempre a sua vida, bem como a de gerações futuras de músicos russos. Seria o primeiro pianista da América do Norte a ser convidado e a aceitar tocar na União Soviética. Neste documentário, para além de gravações dos concertos de Leningrado e Moscovo, são-nos apresentados documentos e fotografias "confidenciais" do Ministério dos Negócios Estrangeiros que fornecem informações detalhadas das suas viagens e experiências, e também inclui entrevistas com músicos, musicólogos e outras figuras (como Rostropovich e Ashkenazy) que discutem a influência de Gould nas suas carreiras.
Tem como extras: - uma pequena entrevista feita a Glenn Gould após a viagem (que aqui vos deixo),
- uma entrevista ao agente de Gould, Walter Homburger - uma interpretação de Gould da Bagatela Op.126 no.3 de Beethoven.
Não resisto a contar um pequeno episódio desta viagem:
A Guerra Fria estava no seu auge. Estaline tinha morrido há apenas 4 anos. Muito poucos tinham ouvido falar de um pianista canadiano chamado Glenn Gould, e ainda para mais, poucos tinham ouvido a música de Bach pois tinha sido "proibida" pelo Regime totalitário pelo seu cariz religioso. Por isso, tal como diz Tatiana Selikman, pianista e professora, quando viu o cartaz a anunciar o concerto em Moscovo, ficou curiosa por um pianista do Canadá ir tocar a Arte da Fuga de Bach, que nunca era tocada na União Soviética comunista. O Grande Auditório do Conservatório de Moscovo estava practicamente vazio. Quando um pianista de face pálida entra para o palco, senta-se numa cadeira baixíssima e começa a tocar, o público ficou imediatamente cativado. Nunca Bach tinha sido ouvido assim !
Ao intervalo, quem estava no público correu para os telefones para avisarem os seus amigos do que se estava a passar, de maneira a que ainda pudessem vir assistir à segunda parte.
Quando o concerto foi retomado, a sala estava completamente cheia, a rebentar pelas costuras...
Estes 2 CDs são as (minhas) últimas aquisições, mas não são recentes. É uma das vantagens da Festa do Avante: Discos a preços acessíveis.
Conteúdo do CD: Prokofiev - Concerto para Piano e Orquestra No.3 em Dó Maior, Op.26 Ravel - Concerto para Piano e Orquestra em Sol Maior. Martha Argerich, piano Orquestra Filarmónica de Berlim | Claudio Abbado, maestro
Ravel - Gaspard de la nuit Martha Argerich, piano
Os concertos são gravações de 1967 (agora remasterizadas) e são premiadíssimas. Ainda hoje são gravações de referência destas obras. O Gaspard é de 1974 e uma belíssima interpretação também. Martha Argerich no topo da sua forma.
Conteúdo do CD: Bomtempo - Sonatas para Piano Nos. 11, 6 e 7 Nella Maissa, piano
Gravação de 1989. Não sendo um registo brilhante, à falta de outros, deve fazer parte de uma discoteca básica onde a música portuguesa, obviamente, pontifica.
No dia 21 de Junho de 1987, às 16h30, Vladimir Horowitz (com 83 anos) entrou no palco da Grosser Saal da Musikhalle em Hamburgo. Seria o seu último concerto. Foi a gravação deste concerto (até ao momento na posse da Rádio do Norte da Alemanha-NDR) que eu comprei hoje. Um Horowitz (naturalmente) sem a força e o poder habituais, mas com uma intimidade, uma capacidade de cantar (cantabile) e uma variedade tímbrica impressionantes. um registo a não perder (apesar da má afinação do piano)
O programa foi: W. A. Mozart Rondo em Ré Maior, K.485 | Sonata em Sib Maior, K.333 F. Schubert Improviso em Solb Maior, D.899 no.3 (não gravado por razões técnicas) Liszt-Schubert Soirées de Vienne: Valse-Caprice No.6 R. Schumann Cenas Infantis, Op.15 F. Chopin Mazurca em Si menor, Op.33 no.4 | Polonaise No.6 em Láb Maior, Op.53 F. Schubert Momento Musical em Fá menor, D.780 no.3 Moszkowski Étincelles, Op.36 no.6
Deixo aqui dois exemplos. Duas obras que acompanharam Horowitz ao longo da sua vida: As Cenas Infantis de Schumann e o Momento Musical em Fá menor de Schubert. Se DUAS pessoas (vocês sabem quem são) me pedirem muito, eu posso pôr aqui também, embora contrariado (hehe), a Polonaise de Chopin... R. Schumann - Cenas Infantis, Op.15 1. I. Von fremdem Ländern und Menschen | 2. II. Kuriose Geschichte | 3. III. Haschemann | 4. IV. Bittendes Kind | 5. V. Glückes genug | 6. VI. Wichtige Begebenheit | 7. VII. Trämerei | 8. VIII. Am Kamin | 9. XIX. Ritter vom Steckenpferd | 10. X. Fast zu ernst | 11. XI. Fürchtenmachen | 12. XII. Kind im Einschlummern | 13. XIII. Der Dichter spricht 14. F. Schubert - Momento Musical em Fá menor, D.780 no.3 (Op.94 no.3)
Balada para Sérgio Varella Cid A história de um prodígio português que se perdeu
de Joel Costa
Comprei-o na Bertrand. preço: €16
Autor: Joel Costa
Editora: Casa das Letras
Género: Biografias
Dimensão: 15x23x2,5 cm
ISBN: 978-972-46-1704-6
1.ª edição: Fevereiro de 2007
Nº de páginas: 406
Encadernação: Capa mole
"É arriscado dizer que Sérgio Varella Cid foi o maior pianista português. Pode ter sido o mais romântico de todos. Pode ter sido a personalidade mais fascinante. Pode mesmo ter sido o mais genial. Foi, seguramente, o mais controverso. Romântico, fascinante, problemático e genial na música como nos dilemas de uma existência curta e vertiginosamente vivida entre a luz e a sombra, entre a sala de concertos e o casino, entre o teclado e o pano verde. Personagem brilhante e imperfeita, idolatrado ou menosprezado, correu o mundo a perseguir a apolínea perfeição artística sem deixar de se deslumbrar pela aventura de uma vida que foi para ele, por vezes, demasiado real. É a história desse viver intenso de êxitos, encantamentos e conflitos, da sua dimensão humana e do seu trágico e enigmático desfecho, que neste livro será pela primeira vez apresentada ao público. É voz corrente que Sérgio Varella Cid morreu há mais de vinte anos. No entanto, sendo quem era, e vivendo como viveu, pode ainda estar vivo. Em qualquer parte do mundo. Sob outra identidade."
Ainda vou na página 110. Por enquanto continuo fascinado com esta "balada" que Joel Costa conta com o seu estilo particular. Gosto da maneira que ele utiliza para contar a vida de uma personalidade fascinante, não tornando este livro num ensaio biográfico com um rol de datas de concertos, acontecimentos e efemérides. É incrível a vida que se passava na casa dos pais de Sérgio Varella Cid. Nomes como Arrau, Michelangeli, Moiseivitch (padrinho de Sérgio), Arthur Rubinstein, Nikita Magalof, Walter Gieseking e muitos outros, passaram em algum momento das suas carreiras por ali. Lourenço Varella Cid, pai de Sérgio, era um respeitado professor de piano no Conservatório Nacional.
Ainda não li, mas parece-me ser o livro que faltava sobre esta notável figura, um dos maiores compositores do Século XX português: Luís de Freitas Branco
Comprei-o na FNAC.
preço: €22.50
Autores: Alexandre Delgado, Ana Telles e Nuno Bettencourt Mendes
Os dois últimos CDs (na verdade são 5...) que comprei foram:
S.Rachmaninoff - Concerto para piano No.2 em Dó menor, Op.18 e Rapsódia sobre um tema de Paganini, Op.43 Lang Lang, piano Valery Gergiev, maestro Orquestra do teatro Mariiinsky
J.S. Bach - Suites Francesas e Inglesas Glenn Gould, piano
As suites Francesas já tinha em CD, mas não consegui resistir à pechincha de 20€ por 4 CDs...
aqui fica a 2ª Suite Francesa tocada pelo Glenn Gould (apenas o áudio com fotos):
O último CD (e neste caso também DVD) que comprei foi:
Podem obter mais informações no site da Amazon AQUI.
Contém os Concertos para piano e orquestra Nos.1 e 4 de Beethoven sob a direcção do maestro Christoph Eschenbach e com a Orquestra de Paris. Inclui também um DVD de bónus com algumas entrevistas e curiosidades. Vejam entretanto um excerto do vídeo de uma entrevista que está presente neste CD:
Já saiu o 2º e último volume do Atlas de Música de Ulrich Michels, editado pela gradiva e, tal como o 1º volume, com revisão técnica e científica de Adriana Latino e Gerhard Doderer. A não perder.