Motivação
É o que este vídeo (um anúncio para a Fundação "For A Better Life") pretende representar:
Nesse concerto, com o objectivo de encorajar o filho a estudar mais piano, a mãe de um rapaz levou-o a um recital de Paderewski.
Depois de se sentarem, a senhora viu um amigo numa outra fila e foi cumprimentá-lo. O rapaz aproveitou a oportunidade e foi explorar a sala de espectáculos, tendo entrado na zona reservada aos artistas.
Quando as luzes da sala diminuíram e o concerto estava para começar a mãe regressou ao seu lugar e descobriu que a criança não estava lá. Pouco depois a cortina abre revelando um imponente piano Steinway no palco. Horrorizada, a mãe repara que o seu filho está sentado ao piano tocando inocentemente a melodia tradicional Twinkle, Twinkle, Little Star ("A Estrelinha"). Nesse momento, Paderewski entra e diz para o rapaz não parar de tocar. Então, debruça-se sobre o rapaz com um braço de cada lado e começa a improvisar um baixo nos graves e um "preenchimento" nos agudos.
Assim. o Mestre e a criança transformaram o que poderia ser uma situação assustadora numa experiência criativa.
Há várias versões da história, inclusivamente com a música dos "Martelinhos" (Chopsticks) e aparentemente foi inspirada num panfleto (ver imagem) da II Grande Guerra que promovia um encontro de beneficiência para o "Polish Relief Fund" que mostrava Paderewski junto a um rapazinho pobre que carregava todos os seus pertences enrolados num pano e se chamava "Johnny, The Wanderer" ("Joãozinho, O Vagabundo").
Sem comentários:
Enviar um comentário