O Concerto de Colónia
Foi com este álbum (já lá vão uns aninhos...) que conheci a música de Keith Jarrett.
Desde a primeira audição fiquei fascinado. Ainda mais depois de saber que todo o concerto era improvisado.
Mais tarde vim a saber que uma série de coisas tinham corrido mal nos dias que antecederam o espectáculo: Jarrett tinha apenas um piano Bosendörfer do qual não gostava e o camião de transporte já não estava disponível para o trocar por outro, ele não dormiu bem nos 2 dias anteriores, comeu má comida italiana num restaurante, entre outras coisas. Por isso foram para dispensar os engenheiros de som que estavam preparados para a gravação, pois de certeza que não valia a pena gravarem aquele concerto. À última hora acabaram por decidir gravar mesmo o concerto com apenas o intuito de ser uma gravação quase privada que não iria ser comercializada. Pois...viu-se...
Ao que parece, o tema inicial sofreu a inspiração da melodia que se ouve no Opera House que anuncia o início dos espectáculos (os risos do público que se ouvem mesmo no início acontecem por essa razão).
Teve lugar na Opera House de Colónia, neste dia 24 de Janeiro no ano de 1975 e consiste em 3 partes (designadas como I, IIa, IIb e IIc). A primeira, com 26 minutos (para mim, a melhor), a segunda, com 34 minutos (IIa+IIb) e a terceira e última (IIc-um encore), com 7 minutos.
Deixo-vos a registo àudio deste magnífico concerto:
K. Jarrett - Concerto de Colónia [partitura]
1. Parte I | 2. Parte I (cont.) | 3. Parte IIa | 4. Parte IIb | 5. Parte IIc
Keith Jarrett, piano
24-01-1975, Opera House, Colónia.
1 comentário:
Como sabes também adoro este concerto e este pianista em particular.
Como tu, prefiro a primeira parte, mas também acho muita piada à primeira metade da IIb.
Enviar um comentário