Efemérides - 128
Neste dia, em 1752, nascia o construtor de pianos e harpas
Sébastien Érard
(1752-1831)Fundador da firma Érard contruiu o primeiro piano em França em 1777.
Patenteou inúmeras inovações tecnológicas para harpa e também para piano. Talvez o maior contributo tenha sido o mecanismo de duplo escape que inventou e começou a produzir por volta de 1823, mecanismo esse que na sua essência ainda é o mesmo utilizado nos pianos actuais. Liszt com 13 anos tomou conhecimento deste mecanismo (quando de uma viagem a Paris) e ficou fascinado. Daí em diante a firma Érard ficou sempre ligada a Liszt, fornecendo-lhe instrumentos e as Salas Érard para os seus concertos.
Não só Liszt preferia os pianos Érard. Eles eram procurados por inúmeros pianistas, entre os quais Beethoven que possuia um piano desta marca datado de 1803 (ver foto).
Por coincidência, a data de 1803 é o ponto-chave também para a segunda efeméride de hoje.
Foi nesse ano, a 5 de Abril, que estreou o
Concerto para Piano e Orquestra No.3 em Dó menor, Op.37 de
Ludwig van Beethoven
no Theater an der Wien (em Viena) com o compositor como solista.
Neste concerto também foi estreada a sua Sinfonia No.2.
Composto em 1800, este concerto foi dedicado ao Príncipe Louis Ferdinand da Prussia.
Na altura da estreia a partitura de piano ainda não estava completa. Ignaz von Seyfried que virou páginas no concerto a Beethoven disse: "Eu não via senão folhas vazias. Na melhor das hipóteses, numa ou outra página uns quantos hieróglifos, indecifráveis para mim, estavam escrevinhados para servirem de dicas a Beethoven, uma vez que ele tocou quase toda a parte de solista de memória, pois, como era hábito, não teve tempo para a pôr por escrito."
Beethoven só escreveria a parte do solista cerca de 1 ano mais tarde quando o seu aluno Ferdinand Ries tocou este concerto e era, aparentemente, avesso a tocar "notas invisíveis".
Deixo-vos uma magnífica interpretação deste concerto por um magnífico pianista: Mikhail Pletnev
Beethoven - Concerto para Piano em Dó menor, Op.37 [partitura]
1. I. Allegro con brio | 2. II. Largo | 3. III. Rondo. Molto Allegro
Mikhail Pletnev, piano
Russian National Orchestra | Christian Gansch, maestro
(gravado na Beethovenhalle em Bona a 2 de Setembro de 2006. A pedido do pianista foi utilizado um piano Blüthner)
Finalmente, ainda neste dia, mas em 1798, nascia o construtor de pianos norte-americano
Jonas Chickering
(1798-1853)
Os seus pianos notabilizaram-se pelo som brilhante e poder sonoro bem como pela grande solidez.
Talvez por isso Glenn Gould gostava tanto do piano Chickering que tinha na sua casa do Lago Simcoe. Este piano está actualmente no Glenn Gould Studio no Canadian Broadcasting Centre em Toronto (ver foto à esquerda).
No primeiro vídeo que vos deixo podemos ver Glenn Gould na sua casa de campo no Lago Simcoe a "estudar" um pouco da Partita No.2 em Dó menor de J.S. Bach. É um vídeo curioso onde nos podemos aperceber um pouco da personalidade de G. Gould. Não nos devemos nunca esquecer que embora não pareça, esta situação é "encenada" para as câmaras. Gould nunca deixava nada ao acaso e esta "sessão de estudo" também não o foi certamente.
No segundo vídeo, podemos ver e ouvir o piano Chickering de Gould mas na actualidade com a vantagem de ser a cores. A grande desvantagem é não ser G. Gould a tocá-lo...
o pianista é Stephen Ham a tocar o último andamento do Concerto Italiano de J.S. Bach
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