Neste dia, em 1732, nascia o compositor austríaco Joseph Haydn
(1732-1809)Compositor de extrema importância no surgimento, aperfeiçoamento e estabelecimento de algumas das mais importantes formas e géneros musicais como a Sinfonia, o Quarteto de Cordas, a Sonata para Piano, os Trios, etc.
Também neste dia, mas em 1837, teve lugar o chamado Duelo de pianistas com a participação de F. Liszt e S. Thalberg, talvez os dois maiores virtuosos do piano na altura e que de certa forma encabeçavam as duas "facções" existentes. Foi um concerto de beneficência para os refugiados italianos que teve lugar no Salão Parisiense (em Paris) da Princesa Cristina Belgiojoso-Trivulzio.
Liszt interpretou uma transcrição sua do Konzertstück Op.79 de Weber, S.576a e a sua Fantasia sobre temas da ópera Niobe de Pacini, S.419
Franz Liszt Fantasia sobre temas da ópera Niobe de Pacini, S.419 transcrição do Konzertstück Op.79 em Fá menor de Weber, S.576a[partitura] Leslie Howard, piano
e
Thalberg tocou a sua Fantasia sobre temas do Moisés de Rossini, Op.33 e uma outra Fantasia sobre temas do God Save the Queen, Op.27
S. Thalberg Fantasia sobre temas do Moisés de Rossini, Op.33 [partitura] Francesco Nicolosi, piano
Nascido na pequena cidade de Bona por volta de 16 de Dezembro de 1770, recebeu as primeiras orientações musicais pelo seu pai e por alguns músicos locais.
Casa onde nasceu Beethoven
Enquanto adolescente ganhou algum dinheiro como assistente do seu professor Christian Gottlob Neefe e, mais tarde, foi-lhe atribuido cerca de metade do salário de seu pai (músico da Corte) de forma a poder tomar conta dos seus dois irmãos mais novos, uma vez que o seu pai era alcoólico.
C.G. Neefe
Ferdinand Ries
Beethoven tocava viola de arco em várias orquestras tendo-se tornado amigo de outros músicos como Antoine Reicha, Nikolaus Simrock e Ferdinand Ries, começando depois a aceitar encomendas para compor. Enquanto músico de orquestra teve a possibilidade de viajar bastante e de conhecer membros da Nobreza, sendo um deles o Conde Ferdinand Waldstein que se viria a tornar um grande amigo e seu patrono.
Haydn Beethoven mudou-se para Viena em 1792 para estudar com J. Haydn. Apesar de não terem a melhor das relações, o trabalho com Haydn ajudou a desenvolver o estilo de Beethoven.
Estudou depois com Johann Georg Albrechtsberger e Antonio Salieri. Em 1794 iniciou a sua carreira como pianista concertista e compositor.
J.G. Albrechtsberger
A. Salieri
Por volta de 1800 começou a notar um aumento gradual da sua surdez o que, juntamente com o seu feito particular, aumentou as suas tendências anti-sociais. É desta altura o seu Testamento de Heilingenstadt (1802), mas não obstante, a sua Sinfonia No.3 iniciaria um período sustentado de triunfo criativo.
Mais tarde, entre 1811 e 1817 atravessaria um período de dificuldades, nomeadamente com questões relacionadas com a custódia do seu sobrinho Karl. Tudo isto provocaria uma relativa inactividade composicional.
Karl van Beethoven
Após este período, a sua criatividade triunfou em relação aos seus problemas. As suas obras tardias, especialmente os seus últimos 5 Quartetos de Cordas e as suas últimas 4 Sonatas para Piano são representativas de um significado místico e de uma força humanista inacreditável.
Beethoven transformou profundamente cada Género que abordou e a música do Século XIX parece desenvolver-se a partir das suas composições. Ele mudou a Forma-Sonata com obras ambiciosas e virtuosísticas como a sua Sonata Waldstein ou a Appassionata. O seu ciclo An die ferne Geliebte de 1816 estabeleceu os padrões para ciclos semelhantes de vários compositores de Lied Românticos, desde Schubert a Wolf. A tradição Romântica de "música programática" começou com a sua 6ª Sinfonia ("Pastoral").
Beethoven morreria em Viena, neste dia, no ano de 1827. Ao seu funeral compareceram cerca
de 20000 pessoas, ou seja, à volta de um décimo da população de Viena.
Disse-se na altura que nunca tinham estado tantas pessoas no funeral de alguém antes.
Queira deixar aqui alguns exemplos da obra de Beethoven de que eu gosto. Impossível ! teria que fazer upload de quase toda a sua obra. Por isso deixo apenas um fragmento. É um dos exemplos do que mais admiro em toda a música ocidental. Por mais que oiça, os sentimentos são sempre os mesmos. É a parte final do último andamento da 9ª Sinfonia de Beethoven (Presto recitativo - Allegro assai alla marcia - Allegro ma non troppo)
The Chamber Orchestra of Europe Nikolaus Hanoncourt, maestro
Charlotte Margiono - Soprano | Birgitt Remmert - Contralto | Rudolf Schasching - Tenor | Robert Holl - Baixo | Coro Arnold Schoenberg | Erwin Ortner, maestro do Coro
Também neste dia, mas em 1884, nascia o pianista Wilhelm Backhaus (1884-1969)O "Leão do Teclado" vem mesmo a propósito quanto às efemérides deste dia, pois Backhaus foi mais conhecido pelas suas interpretações de obras de Beethoven. Gravou praticamente a obra completa para piano de Beethoven, bem como muitas obras de Mozart e Brahms. Foi também o primeiro a gravar os Estudos de Chopin em 1928. Aluno de Eugene d'Albert (ele próprio aluno de Liszt), Vencedor do 1º prémio do Concurso Rubinstein em Paris em 1905 (onde B. Bartók participou também) L. van Beethoven Sonata para Piano No.21 em Dó Maior, Op.53 "Waldstein" (gravação ao vivo de 1954) 1. I. Allegro con brio | 2. II. Introduzione. Adagio molto- attacca| 3. III. Rondo. Allegretto moderato-Prestissimo Sonata para Piano No.32 em Dó menor, Op.111 (gravação ao vivo de 1964) 4. I. Maestoso. Allegro con brio ed appassionato | 5. II. Arietta. Adagio molto, semplice e cantabile Wilhelm Backhaus, piano
Ainda neste dia, mas em 1925, nascia o compositor e maestro francês Pierre Boulez (1925- ) Sem dúvida alguma, uma das maiores figuras da música do Século XX.
Considerado por alguns como o Concerto para Piano mais difícil de Mozart. Tem 3 andamentos: Allegro, (Andante), Allegro
W.A.Mozart - Concerto para Piano No.15 em Sib Maior, K.450 [partitura] 1. I. Allegro | 2. II. (Andante) | 3. III. Allegro Robert Levin, fortepiano (instrumento restaurado, do construtor Walter, que pertenceu a Mozart) Academy of Ancient Music | Christopher Hogwood, maestro
Ainda neste dia, mas em 1928, nascia o pianista norte-americano Byron Janis (1928- )aluno de Josef e Rosina Lhévinne na Juilliard School e durante quatro anos de Vladimir Horowitz, fazendo parte do grupo de apenas 3 alunos que Horowitz reconheceu como tal. 1. F. Chopin - Balada No.1, Op.23 | 2. S. Prokofiev - Toccata, Op.11 | 3. F. Schubert - Improviso No.2 em Mib Maior, D.899 Byron Janis, piano
Outras efemérides deste dia dignas de registo: - Em 1762 o nascimento do Conde Ferdinand Waldstein (patrono de Beethoven e a quem foi dedicada a Sonata para Piano Op.53) - Em 1916 a morte do compositor espanhol Enrique Granados. - Em 1918 a morte do compositor russo Cesar Cui (o último do "grupo dos cinco"
Um famoso pianista de jazz japonês tocou durante dez minutos num piano em chamas. Yosuke Yamashita relata o que sentiu durante a performance: "Não creio que a minha vida estivesse em perigo mas estava quase a sufocar devido ao fumo que me entrava pelo nariz e pelos olhos. Decidi continuar a tocar até ao piano parar de produzir som. Apesar de não ter sido essa a intenção inicial, acabou por ser uma batalha de vida ou de morte entre mim e o piano." O concerto tocado à beira-mar é uma repetição de um recital dado há 35 anos a pedido de Kiyoshi Awazu um artista gráfico que em 1973 realizou uma curta-metragem intitulada "Piano em chamas".
Neste dia, em 1973, estreava-se em Indianapolis o Concerto para Piano e Orquestra No.2, Op.39 de Alberto Ginastera com Hilde Somer como solista (a quem é dedicado)
Esta obra pertence ao 3º período composicional de Ginastera designado por neo-expressionista. Aqui Ginastera experimentava com uma variedade de estilos contemporâneos com elementos argentinos constantes, como por exemplo, ritmos fortes e obsessivos.
É composto por 4 andamentos: I. 32 variazioni sopra un accordo di Beethoven[partitura] II. Scherzo per la mano sinistra[partitura] III. Quasi una fantasia[partitura] IV. Cadenza e Finale prestissimo[partitura]
Foi escrito em 1972 e é caracterizado pelo uso (embora nunca rigoroso) de Serialismo, Politonalidade, quartos de tom e procedimentos aleatórios. A Magia e o Fantástico têm aqui conotações neo-expressionistas.
O 1º andamento é baseado no acorde do compasso 208 do 4º andamento da 9ª Sinfonia de Beethoven - Fá-Lá-Ré-Dó#-Mi-Sol-Sib (ver imagem). Com as restantes notas (Dó-Mib-Solb-Láb-Si) construiu outro acorde. O material harmónico e melódico do andamento é derivado da justaposição dos 2 acordes.
Cada variação tem as suas próprias características técnicas para o piano e tonais para a orquestra. Estão dividias em 5 secções, em que a primeira (variações 1 a 8), a terceira (variações 13 a 20) e a quinta (variações 25 a 32) são dinâmicas (rápidas ou com aumento de velocidade) enquanto a segunda (variações 9 a 12) e quarta (variações 21 a 24) secções são lentas.
O tema, o acorde fortissimo de Beethoven, seguido de um segundo acorde pianissimo, aparece no final do andamento como uma Coda.
O 2º andamento (Scherzo para a mão esquerda) é elaborado numa série de contrastes de luz e sombra que formam uma rápida e caleidoscópica sucessão de cores opostas, micro-tons e timbres num constante diálogo entre o piano e a orquestra.
o 3º andamento abre com uma exposição poética da orquestra. Depois ouvimos uma segunda exposição pelo piano que é combinada com o desenvolvimento central (tema), agora acompanhado pela orquestra. No climax o adagio inicial da orquestra regressa e junta-se com o piano que mais tarde desenvolve variações do seu próprio tema.
O 4º andamento começa com uma introdução pelo piano acompanhado pela orquestra num dueto dramático. A natureza desta peça é de uma fanfarra esplêndida que resolve num finale prestissimo. Esta secção, tocada com velocidade e em sotto voce pelo piano enfatiza o seu carácter surrealista. Existem 5 secções neste andamento: Primeira, transição, terceira ou intermédia, reexposição e coda. Um tema de 11 notas, retirado do final da Sonata em Sib Maior (Marcha Fúnebre) de Chopin aparece na secção intermédia simbolizando a natureza trágica e fantástica do Concerto.
A. Ginastera - Concerto para Piano e Orquestra No.2, Op.39 1. I. 32 variazioni sopra un accordo di Beethoven | 2. II. Scherzo per la mano sinistra | 3. III. Quasi una fantasia | 4. IV. Cadenza e 5. Finale prestissimo Dora de Marinis, piano | Slovak Radio Symphony Orchestra | Julio Malaval, maestro
Se eu morrer novo, Sem poder publicar livro nenhum, Sem ver a cara que têm os meus versos em letra impressa, Peço que, se se quiserem ralar por minha causa, Que não se ralem. Se assim aconteceu, assim está certo. Mesmo que os meus versos nunca sejam impressos, Eles lá terão a sua beleza, se forem belos. Mas eles não podem ser belos e ficar por imprimir, Porque as raízes podem estar debaixo da terra Mas as flores florescem ao ar livre e à vista. Tem que ser assim por força. Nada o pode impedir. Se eu morrer muito novo, oiçam isto: Nunca fui senão uma criança que brincava. Fui gentio como o sol e a água, De uma religião universal que só os homens não têm. Fui feliz porque não pedi cousa nenhuma, Nem procurei achar nada, Nem achei que houvesse mais explicação Que a palavra explicação não ter sentido nenhum. Não desejei senão estar ao sol ou à chuva — Ao sol quando havia sol E à chuva quando estava chovendo (E nunca a outra cousa), Sentir calor e frio e vento, E não ir mais longe. Uma vez amei, julguei que me amariam, Mas não fui amado. Não fui amado pela única grande razão — Porque não tinha que ser. Consolei-me voltando ao sol e à chuva, E sentando-me outra vez à porta de casa. Os campos, afinal, não são tão verdes para os que são amados Como para os que o não são. Sentir é estar distraído.
Neste dia, em 1685, nascia o compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750)Se quiserem passar um bom bocado com a análise dos prelúdios e fugas do Cravo Bem Temperado, cliquem AQUI (David: será que isto para ti serve como "Livro de A.T.C.?")
Também neste dia, mas em 1839, nascia o compositor russo Modest Mussorgsky (1839-1881)Membro do "Grupo dos Cinco" juntamente com M. Balakirev, A. Borodin, C. Cui e N. Rimsky-Korsakov
Neste dia, em 1812, morria o pianista e compositor boémio Jan Ladislav Dussek (1760-1812)Pianista virtuoso, filho do organista e professor Jan Dussek. Conheceu C.P.E. Bach em Hamburgo e mudou-se para Paris em 1786 por pouco tempo (até à Revolução) tendo-se estabelecido em Londres nos anos 1790. Aí actuou frequentemente com J.Haydn. É conhecido como um pioneiro das sonoridades coloridas e virtuosísticas da música para piano do Século XIX.
Ainda neste dia, mas em 1915, nascia o pianista Sviatoslav Richter (1915-1997)Aluno de Neuhaus em Moscovo. Palavras para quê? Um dos maiores pianistas de sempre.
No dia 1 de Fevereiro de 1995, tive um dos maiores privilégios da minha vida: ouvir Richter ao vivo. Foi no Centro Cultural de Belém com um programa muito interessante: Aqui podem ler uma reportagem da altura do "Olá ! Semanário" sobre a passagem de Richter por Portugal:
Deixo-vos aqui também as obras do programa que foi tocado em Lisboa por Richter (em gravações de 1994 e dos anos 60):
J. Haydn- Sonata em Fá Maior, Hob.XVI:29 (gravação de 1994) 1. I-Moderato | 2. II-Adagio | 3. III-Tempo di Menuet
L. van Beethoven - Sonata No.12 em Láb maior, Op.26 (gravação de 1961) 4. I-Andante con Variazioni | 5. II-Scherzo. Allegro molto | 6. III-Marcia funebre sulla morte d'un Eroe | 7. IV-Allegro
Chopin Estudos Op.10 (gravação de 1963) 8. No.1 em Dó Maior | 9. No.2 em Lá menor | 10. No.3 em Mi Maior | 11. No.4 em Dó# menor | 12. No.6 em Mib menor | 13. No.10 em Láb Maior | 14. No.11 em Réb Maior | 15. No.12 em Dó menor
16. Balada No.3 em Láb Maior, Op.47 (gravação de 1960) 17. Balada No.4 em Fá menor, Op.52 (gravação de 1960) Sviatoslav Richter, piano
Neste dia, em 1917, nascia o pianista (e compositor) romeno Dinu Lipatti (1917-1950) para a efeméride da morte de Lipatti clicar AQUI No link anterior podem ouvir algumas obras interpretadas por este fabuloso pianista. Hoje, deixo-vos alguns exemplos áudio da sua vertente como COMPOSITOR.
Dinu Lipatti Concertino em estilo clássico para piano e orquestra de câmara, Op.3 [partitura] 1. I-Allegro maestoso | 2. II-Adagio molto | 3. III-Allegretto | 4. IV-Allegro molto Marco Vicenzi, piano | Orchestra da Camera di Padova e del Veneto | Gert Meditz, maestro
5. Nocturno em Lá menor (1937) 6. Nocturno em Fá# menor (1939)
Sonatina para a mão esquerda [partitura] 7. I-Allegro | 8. II-Andante espressivo | 9. III-Allegro Marco Vicenzi, piano
Para quem esteja interessado, um dos maiores concursos de piano da actualidade, o Concurso Van Cliburn, abriu as portas à tecnologia.
A sua edição para amadores (pianistas com mais de 35 anos e que não façam vida profissional como concertistas ou professores), vai abrir uma vaga sem pagamento de inscrição ao pianista que enviar um vídeo via-Youtube e ganhar a votação online. O concurso terá lugar no verão de 2011.
Esta "abertura" à tecnologia não é novidade no Van Cliburn. Na sua última edição (na variante profissional) que ocorreu em 2005, a filmagem das provas foi transmitida em directo pela internet, e também foram disponibilizados posteriormente online os ficheiros áudio. Um autêntico "presente" para quem aproveitou enquanto estiveram disponíveis (adivinhem quem...). Foi um concurso muito emocionante de seguir. Aqui deixo os 6 vídeos que foram feitos com o nome "ENCORE!" com o maestro James Conlon e os vencedores da última edição.
Neste dia, em 1785, estreava-se em Viena, no Burgtheater, o Concerto para piano e orquestra No.21 em Dó Maior, K.467 de W.A. Mozart com o compositor como solista.
W.A. Mozart - Concerto para piano e orquestra No.21 em Dó Maior, K.467 1. I. Allegro maestoso | 2. II. Andante | 3. III. Allegro vivace assai Murray Perahia, piano e direcção English Chamber Orchestra
Também neste dia, mas em 1832, morria o compositor, pianista, construtor de pianos e editor de partituras Muzio Clementi (1752-1832) para a efeméride do nascimento de Clementi, clicar AQUI M. Clementi - Sonata em Sib Maior, Op.12 no.1 1. Presto | 2. Larghetto con espressione | 3. Allegretto (com 11 variações) Variações 1, 2, 4, 5, 6, 10, 8, 9, Coda. Arturo Benedetti Michelangeli, piano (gravação de 1959)
Ainda neste dia, mas em 1870, morria o pianista Ignaz Moscheles (1794-1870)Pianista virtuoso, director do Conservatório de Leipzig após a morte de Felix Mendelssohn (de quem era amigo e tinha sido professor). Amigo muito próximo de L. van Beethoven e de Muzio Clementi. Foi um grande pedagogo e inclusivamente autor do famoso Méthode des Méthodes des Pianistes[partitura], uma obra em conjunto com François-Joseph Fétis e publicada em 1837. Demorou 8 anos a ser produzida e tentava sintetizar os melhores elementos das "escolas pianísticas" anteriores. Talvez por não ter grandes novidades, o método não foi um sucesso, mas muitos dos maiores nomes da composição da altura contribuíram para ele, incluindo Chopin que compôs os Trois nouvelles Études expressamente para a obra.
I. Moscheles - Concerto para piano No.7 em Dó menor, Op.93 1. [primeiro andamento] | 2. Allegro agitato | 3. Allegro con brio Howard Shelley, piano e direcção Tasmanian Symphony Orchestra F. Chopin - Trois Nouvelles Études 4. No.1 em Fá menor | 5. No.2 em Láb Maior | 6. No.3 em Réb Maior Martijn van den Hoek, piano
Outra participação nesta série. Desta vez é de alguém que não está directamente ligado ao nosso Conservatório, o que é um bom sinal. É a AP do blogue Fantasia Musical. Uma amiga leal deste nosso cantinho e que nos enviou duas fotos:
Na passada 5ª e 6ª feiras, 6 e 7 de Março respectivamente, o pianista Arcadi Volodos apresentou-se no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian.
A obra apresentada pelo pianista foi o Concerto para Piano e Orquestra No.3 em Ré menor, Op.30 de S. Rachmaninoff com o maestro Alexander Lazarev a dirigir a Orquestra Gulbenkian.
Uma extraordinária obra, com uma belíssima interpretação de um pianista que considero sem dúvida alguma um dos maiores virtuosos da actualidade. A facilidade técnica e a brilhante musicalidade que Volodos apresenta não estão ao nível de muitos.
Deixo-vos a gravação (ruidosa) do encore que Volodos tocou no concerto de dia 6 A. Vivaldi - Largo do Concerto Grosso Op.3 no.11 (transcrição para piano).
(o silêncio no final da faixa foi MESMO assim. Cortei a faixa na altura exacta em que começaram as primeiras palmas. No auditório, foi um momento raro de pura magia)
Nunca pensei que fosse aprender alguma coisa com esta série de artigos com listas de obras por tonalidades. Pelos visto aprendi. Aprendi que não existem sonatas (de entre os compositores mais relevantes) em Ré b Maior ou Dó# maior. Nem mesmo de entre as imensas Sonatas de D. Scarlatti. Os concertos também são escassos e quanto às peças em geral, apenas existem bastantes em Ré b Maior.
RÉ b MAIOR PEÇAS
Chopin
Mazurca Op.30 no.3
Prelúdio Op.28 no.15 ("Raindrop")
Estudo Op.25 no.8; Estudo no.3 dos "3 Novos estudos" (do método de Moscheles)
Valsa op.64 no.1 ("Minuto"); Valsa Op.70 no.3
Berceuse Op.57
Scherzo No.2 (oficialmente é em Sib menor, mas muitas vezes é referido como Sib menor/Réb Maior, pois grande parte desta obra está em Réb Maior, inclusivamente o seu final)
Nocturno No.8 Op.27 no.2
Liszt
Estudo de Concerto S.144 no.3 ("Un Sospiro")
Consolação No.3
Rapsódia Húngara No.6
Rachmaninoff
Momento Musical Op.16 no.5
Scriabin
Estudo Op.8 no.10
Nocturno para a mão esquerda Op.9 no.2
Prelúdio Op.11 no.15
Prelúdio Op.35 no.1
SONATAS
Se alguém descobrir uma sonata (relevante) em Réb Maior, é favor dizer
CONCERTOS
Prokofiev
No.1 Op.10
Khachaturian
(1936)
Dó # MAIOR PEÇAS
Rachmaninoff
Estudo-Quadro Op.33 no.9
Chopin
Valsa Op.64 no.2
Scriabin
Estudo Op.5 no.1
SONATAS
Se alguém descobrir uma sonata (relevante) em Dó# Maior, é favor dizer.
CONCERTOS
Se alguém descobrir um Concerto (relevante) em Dó# Maior, é favor dizer.
Neste dia, em 1853, era fundada a companhia de fabricação de pianos Steinway de H.E. Steinway em Nova Iorque Curiosamente, também neste dia, mas em 1835, nascia o seu filho William Steinway.
Também neste dia, mas em 1887, nascia o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959)O maior vulto da composição do Brasil.
H. Villa-Lobos 1. A Lenda do Cabloco [partitura] | 2. Choros No.5 H. Villa-Lobos, piano
Ainda neste dia, mas em 1889, estreava-se em Nova Iorque o Concerto para piano e orquestra No.2 em Ré menor, Op.23 de Edward MacDowell com o compositor como solista.
Edward MacDowell - Concerto para piano e orquestra No.2 em Ré menor, Op.23 [partitura] 1. Larghetto calmato - Poco passione | 2. Presto giocoso | 3. Largo - Molto allegro BBC Scottish Symphony Orchestra | Martyn Brabbins, maestro Seta Tanyel, piano
S. Rachmaninoff - Concerto para piano e orquestra No.1 em Fá# menor, Op.1 [partitura] 1. Vivace | 2. Andante cantabile | 3. Allegro Scherzando The Philadelphia Orchestra | Eugene Ormandy, maestro Sergei Rachmaninoff, piano
Finalmente, ainda neste dia, mas em 1953, morria o compositor Sergei Prokofiev (1891-1953)No seu funeral foi necessário utilizar flores de papel uma gravação da Marcha Fúnebre de Romeu e Julieta, pois todas as flores verdadeiras e os músicos estavam reservados para o funeral de Estaline que morreu no mesmo dia.
S. Prokofiev - Sonata No.2 em Ré menor, Op.14 1. Allegro ma non troppo | 2. Allegro marcato | 3. Andante | 4. Vivace Sviatoslav Richter, piano