Tirem as mãozinhas do meu País
...("get your hands off my Country") foi a frase que o pianista polaco Krystian Zimerman proferiu no seu recital que teve lugar no dia 26 de Abril no Disney Hall (em Los Angeles).
Antes de tocar a última peça do programa (as Variações sobre uma canção Popular de Szymanowski), Zimerman ficou sentado silenciosamente por um momento. Aparentemente quase que começou a tocar, mas então, virou-se em direcção ao público e disse numa voz algo incomodada que nunca mais tocaria num país cujo exército deseja controlar o Mundo inteiro.
Estas declarações foram proferidas por várias razões, entre as quais os rumores da existência de prisioneiros militantes da Al-Qaeda na Polónia e também a proposta feita ainda pela administração Bush de colocar mísseis defensivos no País.
Zimerman já tinha tido problemas nos Estados Unidos anteriormente. Pouco depois do 11 de Setembro, o seu instrumento foi confiscado no aeroporto JFK em Nova Iorque aquando da sua viagem para dar um concerto no Carnegie Hall. A alfândega Norte-Americana achou que a cola utilizada no instrumento tinha um cheiro estranho e decidiu não correr riscos, destruindo o piano (!).
Desde então, Zimerman envia o piano em partes que depois são montadas no destino.
Nas viagens terrestres entre cidades dos Estados Unidos ele contrata um condutor para levar a estrutura do piano enquanto o próprio Zimerman é o condutor do veículo que transporta as teclas e martelos personalizados do seu piano.
Sem comentários:
Enviar um comentário