Efemérides - 172
Luchino Visconti
(1906-1976)
Nome incontornável e um dos maiores do cinema italiano, autor de filmes como O Leopardo (Il Gattopardo) de 1963 e Morte em Veneza (Morte a Venezia) de 1971.
Nesta adaptação, Gustave Aschenbach, é um compositor, baseado em Gustav Mahler, embora na obra de Thomas Mann, Aschenbach fosse um escritor, que viaja para Veneza em busca de calma e tranquilidade. No entanto, não o consegue, pois rapidamente desenvolve uma atracção perturbante por um rapaz adolescente (Tadzio, interpretado por Björn Andrésen). Este rapaz é a personificação de um ideal de Beleza que Aschenbach há muito procurava. Tudo parece perfeito, mas uma doença mortal (Cólera), que representa a corrupção que compromete todos os ideais, ameaça-os fisicamente, pois as autoridades de Veneza não informam os visitantes do que se está a passar na realidade, com medo que fujam da cidade.
É precisamente esta doença que vitima Aschenbach na maravilhosa cena final. Esta cena deve a maior parte da sua carga emotiva à música de Mahler, mais particularmente, ao conhecido Adagietto (4º Andamento da 5ª Sinfonia). É esta obra que aparece também no início do filme e também são utilizados alguns fragmentos da sua 3ª Sinfonia.
É esta cena final que vos deixo em vídeo. Vejam com atenção. É maravilhosa.
Deixo também em áudio uma interpretação do magnífico Adagietto por Leonard Bernstein e elementos da Orquestra Filarmónica de Nova Iorque. É uma interpretação, sem dúvida, especial, pois foi registada durante o funeral de Robert F. Kennedy que teve lugar na Catedral de St. Patrick em Nova Iorque no dia 8 de Junho de 1968. Das três interpretações que conheço desta obra por Bernstein, esta é a mais longa.
New York Philharmonic Orchestra | Leonard Bernstein, maestro
Em jeito de nota final, gostaria de dizer que a ligação de Morte em Veneza à Música não fica por aqui. Também Benjamin Britten adaptou a obra de Thomas Mann e fez uma ópera a partir dela. Foi executada pela primeira vez a 16 de Junho de 1973 em Snape Maltings, Inglaterra com libretto em inglês de Myfanwy Piper.
Curiosamente, na ópera de Britten, Tadzio e a sua família são apenas bailarinos e não têm nenhum texto falado ou cantado.
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