Efemérides - 147
Reynaldo Hahn
(1874-1947)Nascido na Venezuela mas naturalizado Francês, foi aluno de Massenet, Saint-Saëns e Gounod no Conservatório de Paris onde teve também como colegas Cortot e Ravel.
Dedicou-se principalmente à composição de Canções, dentro da estética da mélodie francesa.
Deixo-vos o registo áudio do seu Concerto para Piano
1. I-Improvisation: Modéré très librement | 2. II- Danse: Vif | 3. III-Rêverie, Toccata et Finale: Lent - Gai, fortement rythmé (pas trop vite) - Allegro
Stephen Coombs, piano
BBC Scotish Symphony Orchestra | Jean-Yves Ossonce, maestro
...e, uma canção (que alguns dos meus alunos já conhecerão) das que mais gosto de Hahn: À Chloris. Aqui junta-se a magnifica voz do contratenor Phillipe Jaroussky (um dos meus preferidos) com o ambiente "neo-barroco" da peça, um pouco na tradição barroca da pastoral. Até o título assim o indica, pois Chloris e Phyllis eram nomes genéricos para as pastoras e ninfas da literatura Renascentista e Barroca. A própria ornamentação evoca a essência da canção barroca, tornando-se todo este conjunto numa espécie de homengem (e não imitação) dos modelos antigos. Uma canção emocionalmente muito forte para mim, onde o intérprete nos transmite as suas emoções sobre o seu amor feliz.
Esta é daquelas peças que oiço vezes sem conta seguidas. Sempre com o "repeat" ligado. Apreciem...
R. Hahn - À Chloris [partitura]
Phillipe Jaroussky, contratenor | Jérôme Ducros, piano
"S'il est vrai, Chloris, que tu m'aimes,
Mais j'entends, que tu m'aimes bien,
Je ne crois point que les rois mêmes
Aient un bonheur pareil au mien.
Que la mort serait importune
De venir changer ma fortune
Pour la félicité des cieux!
Tout ce qu'on dit de l'ambroisie
Ne touche point ma fantaisie
Au prix des grâces de tes yeux."
1 comentário:
Não conhecia esta peça, mas gostei muito. :)
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