Albrechtsberger
Ao preparar o post anterior, deparei-me com o nome de Johann Georg Albrechtsberger, que me fez lembrar algo para o post de hoje.
Dada a particularidade da música que aqui irei apresentar, não sei bem qual o nome mais adequado ao post: Curiosidades ? Comédia Musical ? ou até ilusão sonora ? hehehe. Optei pelo nome do compositor para não ofender ninguém...bem...continuando:
Só vos digo que o senhor Albrechtsberger foi um compositor sério e até foi professor de Beethoven, Hummel e Moscheles. Foi um dos compositores que esteve quase para ser escolhido para terminar o Requiem de Mozart e foi mestre de capela na Catedral de Santo Estêvão (onde Mozart se casou).
Dito isto, deixo-vos com uma obra sui generis: O Concerto para Berimbau e Madora (lutina) em Mi maior de J.G. Albrechtsberger. Oiçam com atenção. Tem partes absolutamente geniais, tendo em conta que estamos a falar de um BERIMBAU !
1. I-Tempo moderato | 2. II-Adagio | 3. III-Finale: Tempo di menuetto
Fritz Mayr, berimbau | Dieter Kirsch, mandora (lutina)
Munich Chamber Orchestra | Hans Stadlmair, maestro
4 comentários:
Comprei em Budapeste um instrumento destes (mandora). Posso assegurar que é técnicamente muito difícil de dominar.
Acredito que seja difícil tecnicamente, afinal estamos a falar de um instrumento semelhante ao Alaúde. Aliás, penso que a Mandora seja uma espécie de Alaúde baixo.
Espetacular tendo em conta os instrumentos!
Peço desculpa pela minha ignorância. Não sabia que o instrumento que eu comprei se chamava berimbau. Pensei no berimbau brasileiro e disse que era mandora. O que eu comprei, foi óbviamente um berimbau e não uma mandora.
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