O Coração de Chopin
Como sabemos, o coração de F. Chopin está na catedral de Varsóvia, preservado em álcool.
Tuberculose foi a causa de morte oficial atribuída a Chopin, mas devido aos relatos de alguns dos sintomas (infecções respiratórias, febres recorrentes, puberdade tardia, etc.), suspeita-se que poderá ter morrido vítima de Fibrose Cística (ou Quística).
É para confirmar esta suspeita que alguns cientistas querem efectuar testes de ADN no coração de Chopin. O problema é que o Governo polaco não está pelos ajustes. De acordo com a porta-voz do Ministério da Cultura, Iwona Radziszewska, foram consultados peritos sobre a questão e decidiu-se que não era tempo para dar a aprovação e que o potencial conhecimento que podia daí advir não a justificava.
O argumento que os cientistas usam para contrapor este, é que o interesse não é apenas académico, pois a mensagem que seria transmitida para as pessoas que sofrem de uma doença grave como a Fibrose Cística é que "podemos ser um génio no que fazemos mesmo sofrendo de uma doença desta natureza".
2 comentários:
Bom na verdade não dá muito bem para perceber a razão da recusa. Este tipo de análise de certeza que não iria colocar em perigo o coração ...
Culturas muito diferentes da nossa...
Enviar um comentário