Efemérides - 143
(1899-1987)Pianista acompanhador de excelência, notabilizou-se principalmente na área do acompanhamento de Lied, tendo trabalhado com músicos de primeira linha como Dietrich Fischer-Dieskau, Victoria de los Angeles, John McCormack, Elisabeth Schumann, Pablo Casals, Jacqueline du Pré e Elisabeth Schwarzkopf entre muitos outros.
Não podia deixar outro exemplo senão do seu trabalho com Fischer-Dieskau e interpretando Schubert.
Franz Schubert
1. Auf dem Wasser zu singen, D.744 (gravação de 1965) | 2. Der Tod und das Mädchen, D.531 (gravação de 1965) | 3. Der Jüngling an der Quelle, D.300 (gravação de 1965) | 4. Die Forelle, D.550 (gravação de 1965) | 5. Erlkönig, D.328 (gravação de 1958)
Dietrich Fischer-Dieskau, barítono
Gerald Moore, piano
A respeito ainda desta última canção, Erlkönig (o Rei dos Álamos ou o Rei dos Elfos), gostava de vos deixar uma pequena curiosidade:
Esta peça é considerada uma das mais difíceis fisicamente para o piano. E compreende-se porquê: o movimento ininterrupto de oitavas é fisicamente esgotante, podendo até levar a algumas situações complicadas.
No seguinte vídeo...
...vejam como Gerald Moore tenta minimizar um pouco o problema, tocando com o polegar da mão esquerda (quando possível) a primeira nota de cada grupo de tercinas da direita (o original é em Sol menor e não em Fá menor):
Assim dá algum "descanso" à mão direita, o que é tão precioso nesta obra, sem prejudicar minimamente o resultado sonoro final.
3 comentários:
o cavalgar do cavalo cansa!
extremamente interessante o diálogo da cançao
Não me canso de dizer que Schubert é genial.
Eduardo: ouve o 2º andamento da Sonata D.960 tocado pelo Richter na Efeméride 144.
É uma coisa inexplicável e transcendente.
Mas cuidado...não se pode ouvir muitas vezes e em qualquer altura...é preciso estarmos preparados.
Enviar um comentário