Efemérides - 133
Maria Bárbara
Era prima em segundo grau de J.S. Bach e morreu com 35 anos de causa desconhecida, quando Bach estava em Carlsbad. Segundo o filho C.P.E. Bach "a notícia que Maria Bárbara tinha adoecido e morrido chegou aos ouvidos de J.S. Bach quando ele entrou a porta de casa".
Tiveram sete filhos.
Também neste dia, mas em 1747, J.S. Bach apresentava a sua
Oferenda Musical (BWV 1079)
ao Imperador da Prússia Frederico II "o Grande".
No dia 7 de Maio, Bach finalmente aceitava o convite do Imperador, que desde o início do seu reinado em 1740 lhe tinha deixado um convite "em aberto". Bach viajou, assim, para Leipzig com o seu filho mais velho Wilhelm Friedmann e apareceu na Côrte de Frederico em Potsdam.
O Rei, ele próprio flautista, tocou com o 2º filho de Bach, Emanuel, a acompanhá-lo ao cravo e fez com que J.S. Bach experimentasse a sua colecção de fortepianos Silbermann, que eram uma grande novidade na altura.
Depois, Frederico II, dava a Bach um tema em Dó menor de maneira a testar a sua enorme reputação como improvisador.
De imediato, Bach, improvisaria uma fuga a 3 vozes com o tema fornecido e quando terminou foi-lhe pedido pelo Rei que improvisasse uma a 6 vozes. Bach assim o fez, mas com um tema diferente.
Poucos dias depois, Bach anunciaria que iria trabalhar e desenvolver o tema do Rei numa fuga a 6 vozes e publicá-la. Em dois meses, precisamente neste dia 7 de Julho, Bach produziria o manuscrito da Oferenda Musical como hoje a conhecemos (com a inscrição Regis Iussu Cantio Et Reliqua Canonica Arte Resoluta, cujas iniciais formam a palavra Ricercar): a versão a 3 vozes, outra a 6 vozes e pelo meio 10 cânones diferentes (com enigmas). Para terminar "em beleza", Bach também compôs uma Trio-Sonata com 4 andamentos que expõe o tema para que o Rei o possa tocar na flauta, com Emanuel Bach no cravo. A terceira parte era de violino, provavelmente previsto para Franz Brenda que estava presente no dia que Bach visitou o Imperador e improvisou sobre o tema dado.
Deixo aqui algumas versões dos dois Ricercares. Algumas em piano e em cravo e outras duas como curiosidade. Uma em Trio de Guitarras e a outra numa orquestração de Webern.
J.S. Bach - Oferenda Musical, BWV 1079
1. Ricercar a 3 | 2. Ricercar a 6 | Tatiana Nokolayeva, piano
3. Ricercar a 3 | Cyprien Katsaris, piano
4. Ricercar a 3 | 5. Ricercar a 6 | Herbert Tachezi, cravo
6. Ricercar a 3 | California Guitar Trio
7. Ricercar a 6 (arr.Webern) | London Symphony Orchestra | Pierre Boulez, maestro
Sem comentários:
Enviar um comentário