4º Concerto para piano e orquestra de L.V.Beethoven
O 2º andamento do 4º Concerto para piano e orquestra de L.V.Beethoven tornou-se muito "discutido" entre a maior parte dos músicos devido ao seu carácter melancólico, introspectivo e esperançoso. Sugiro-vos uma audição baseada na seguinte "imagem": Uma conversa entre duas pessoas, uma delas é representada pelas cordas e fala de uma forma agressiva tentando impor a sua consternação e revolta. Beethoven reforça este cenário com a utilização do uníssono em forte.
O outro interveniente do diálogo ganha forma através do lirísmo do piano, com suaves acordes, calmos, quase "ad libitum". Parece dizer que com calma tudo é simples, começa a conseguir, lentamente convencer a orquestra da sua visão das coisas até que aos 2:35 inicia um grande discurso (que se estende quase até ao final do andamento) onde sintetiza toda a sua sabedoria. Finalmente, a orquestra rende-se e a discusão dissipa-se pondo fim ao andamento.
Claro que cada um tem a sua visão, o que pertendo é que especulem sobre as emoções.
Deixo-vos uma grande interpretação de Rubinstein e...silêncio.
4 comentários:
Há outra interpretação também relacionada com Orfeu e Eurídice, que se pode ver no vídeo que pus no Youtube (a partir de 2:46) já há alguns meses AQUI
É uma interpretação interessante que para mim faz bastante sentido.
Sob a influência de um post mais antigo, propunha o Encontro de M.C.Escher para ilustrar este. Pegando na sugestão do prof. E.J. e depois da breve especulação, esta foi logo a primeira imagem que me ocorreu... e até acho que se encaixa bem neste 2o andamento.
E em silêncio, agradeço a excelente sugestão.
Pianoman, obrigado pelo link que deixou no meu blogue. já escutei com atenção.
Olá pianoman. Está tudo bem consigo? É que já tenho saudades das curiosidades aqui apresentadas habitualmente :)
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