O novo visual de J.S. Bach
Usando os seus ossos que foram exumados em 1894 e técnicas de reconstrução por computador, o resultado foi a imagem que podem ver neste artigo.
Esta face reconstruida pode ser vista no museu Bach em Eisenach (onde Bach nasceu).
Sabemos que era um Homem muito dinâmico: que dançava, que "batia" com os pés quando tocava, que cantava. Nesta reconstrução podemos ver um pouco desse dinamismo.
Os retratos do Século XVIII mostram-no de uma maneira algo diferente. Para muita gente, Bach é um velho com cabeleira o que é, obviamente uma imagem estilizada do compositor alemão, pois não existem retratos realistas dele.
2 comentários:
Por acaso já tinha visto. esta técnica de reconstrução é engraçada embora não seja 100% fiável permite-nos ter uma ideia mais aproximada de como eram as pessoas que conhecemos através de retratos que muitas vezes realçam poses mais "formais" ...
Vendo bem não é assim tão diferente dos retratos que conhecemos... substituindo as maçãs do rosto por bochechas gordalhufas, diminuindo a queixaça e aplicando uma dupla por baixo e é o mesmo...aos depois já só falta a peruca branca.
Enviar um comentário