Efemerides - 123
Ludwig van Beethoven
(1770-1827)
Nascido na pequena cidade de Bona por volta de 16 de Dezembro de 1770, recebeu as primeiras orientações musicais pelo seu pai e por alguns músicos locais.
Casa onde nasceu Beethoven
Enquanto adolescente ganhou algum dinheiro como assistente do seu professor Christian Gottlob Neefe e, mais tarde, foi-lhe atribuido cerca de metade do salário de seu pai (músico da Corte) de forma a poder tomar conta dos seus dois irmãos mais novos, uma vez que o seu pai era alcoólico.
Beethoven tocava viola de arco em várias orquestras tendo-se tornado amigo de outros músicos como Antoine Reicha, Nikolaus Simrock e Ferdinand Ries, começando depois a aceitar encomendas para compor.
Enquanto músico de orquestra teve a possibilidade de viajar bastante e de conhecer membros da Nobreza, sendo um deles o Conde Ferdinand Waldstein que se viria a tornar um grande amigo e seu patrono.
Haydn
Beethoven mudou-se para Viena em 1792 para estudar com J. Haydn. Apesar de não terem a melhor das relações, o trabalho com Haydn ajudou a desenvolver o estilo de Beethoven.
Estudou depois com Johann Georg Albrechtsberger e Antonio Salieri. Em 1794 iniciou a sua carreira como pianista concertista e compositor.
J.G. Albrechtsberger
Por volta de 1800 começou a notar um aumento gradual da sua surdez o que, juntamente com o seu feito particular, aumentou as suas tendências anti-sociais.
É desta altura o seu Testamento de Heilingenstadt (1802), mas não obstante, a sua Sinfonia No.3 iniciaria um período sustentado de triunfo criativo.
Mais tarde, entre 1811 e 1817 atravessaria um período de dificuldades, nomeadamente com questões relacionadas com a custódia do seu sobrinho Karl. Tudo isto provocaria uma relativa inactividade composicional.
Karl van Beethoven
Após este período, a sua criatividade triunfou em relação aos seus problemas. As suas obras tardias, especialmente os seus últimos 5 Quartetos de Cordas e as suas últimas 4 Sonatas para Piano são representativas de um significado místico e de uma força humanista inacreditável.
Beethoven transformou profundamente cada Género que abordou e a música do Século XIX parece desenvolver-se a partir das suas composições. Ele mudou a Forma-Sonata com obras ambiciosas e virtuosísticas como a sua Sonata Waldstein ou a Appassionata. O seu ciclo An die ferne Geliebte de 1816 estabeleceu os padrões para ciclos semelhantes de vários compositores de Lied Românticos, desde Schubert a Wolf. A tradição Romântica de "música programática" começou com a sua 6ª Sinfonia ("Pastoral").
Disse-se na altura que nunca tinham estado tantas pessoas no funeral de alguém antes.
É a parte final do último andamento da 9ª Sinfonia de Beethoven (Presto recitativo - Allegro assai alla marcia - Allegro ma non troppo)
The Chamber Orchestra of Europe
Nikolaus Hanoncourt, maestro
Também neste dia, mas em 1884, nascia o pianista
Wilhelm Backhaus
(1884-1969)O "Leão do Teclado" vem mesmo a propósito quanto às efemérides deste dia, pois Backhaus foi mais conhecido pelas suas interpretações de obras de Beethoven. Gravou praticamente a obra completa para piano de Beethoven, bem como muitas obras de Mozart e Brahms.
Foi também o primeiro a gravar os Estudos de Chopin em 1928.
Aluno de Eugene d'Albert (ele próprio aluno de Liszt), Vencedor do 1º prémio do Concurso Rubinstein em Paris em 1905 (onde B. Bartók participou também)
L. van Beethoven
Sonata para Piano No.21 em Dó Maior, Op.53 "Waldstein" (gravação ao vivo de 1954)
1. I. Allegro con brio | 2. II. Introduzione. Adagio molto - attacca| 3. III. Rondo. Allegretto moderato-Prestissimo
Sonata para Piano No.32 em Dó menor, Op.111 (gravação ao vivo de 1964)
4. I. Maestoso. Allegro con brio ed appassionato | 5. II. Arietta. Adagio molto, semplice e cantabile
Wilhelm Backhaus, piano
Ainda neste dia, mas em 1925, nascia o compositor e maestro francês
Pierre Boulez
(1925- )
Sem dúvida alguma, uma das maiores figuras da música do Século XX.
Sem comentários:
Enviar um comentário