O Piano de dois teclados
Em 1929 a empresa Steinway & Sons construiu um piano com 2 teclados. Tem apenas um conjunto de cordas (com um piano vulgar), mas 2 conjuntos de martelos, 164 teclas (88 + 76) e 4 pedais. O pedal "extra" faz com que uma nota tocada no teclado inferior, seja tocada no teclado superior uma oitava acima. Cada nota tocada no teclado superior faz com que a respectiva tecla desça no teclado inferior também.
Este piano construído, como disse, em 1929, para um industrial alemão de nome Werner von Siemens e foi mais tarde, em 1961, adquirido pela Universidade do Wisconsin para o pianista e professor Gunnar Johansen, mas desde a sua morte em 1991 nunca mais foi utilizado. Só em 2004 aquando da morte da viúva de Johansen ele voltou para a Universidade.
Devido aos esforços de Christopher Taylor (pianista e professor na Universidade de Wisconsin), o piano foi para a fábrica da Steinway para ser restaurado. Terminado esse restauro, o piano tem sido utilizado em alguns concertos por Christopher Taylor, nomeadamente para a apresentação das Variações Goldberg de J.S. Bach numa versão mais próxima da original, pois foi composta para um Cravo com 2 manuais.
Neste piano, temos, sem dúvida e com toda a facilidade oitavas mais rápidas que as do Horowitz !
Sem comentários:
Enviar um comentário