
Inaugurado em 1881 segundo projecto do arquitecto Eugénio Cotrim e dispondo de um tecto pintado por José Malhoa, o Salão Nobre do Conservatório Nacional foi palco de importantes eventos como a célebre polémica entre Luís de Freitas Branco e Ruy Coelho, verdadeiro julgamento público sobre a atribuição de um prémio de composição à 1ª sonata para violino e piano de Luís de Freitas Branco, à primeira audição em Portugal da integral das Sonatas para piano de Beethoven a cargo do eminente pianista Vianna da Motta, à primeira audição em Portugal de obras como o Pierrot Lunaire de Schönberg, Canção da Terra de Mahler (versão de câmara), Il Mondo Della Luna de Avondano ( 1ª audição moderna), etc.
Sujeita nos anos 40 do séc. XX a amplas obras de remodelação e inclusão de um órgão de concerto, esta sala dispõe de uma acústica ímpar gabada por artistas como Karl Leister (clarinetista solista da Orquestra Filarmónica de Berlim), Anthony Pey (solista inglês de grande nomeada), e os cantores Peter Schreier, Sarah Walker e Mara Zampieri, etc. e outros têm seleccionado este salão para efectuarem gravações de discos.
Como se trata de um equipamento cultural indispensável não só para as actividades do Conservatório Nacional mas também como pólo dinamizador não só do Bairro Alto mas de toda a cidade de Lisboa, desde há anos que, insistentemente, se reclama, aos organismos competentes, obras!, tendo mesmo sido publicado concurso público para esse efeito (DR - 3ª Série nº 239 de 15/12/2005 – Recuperação do Salão Nobre, galeria, palco, sub-palco, salas de apoio e cobertura-1ª fase - empreitada 135/05); o qual, no entanto, viria a ser subitamente cancelado (!) , não se sabendo até à data as razões desse cancelamento.
Eu já assinei há algum tempo. Assinem também.
"dispondo de um tecto pintado por José Malhoa"
ResponderEliminarhahahahaha
realmente a maneira como está escrito é engraçada. Parece que o dito Senhor era um vulgar pintor de paredes e tectos. Mas fora de brincadeiras, o tecto é realmente muito bonito. E se estivesse em bom estado ainda seria mais...
ResponderEliminarN�o me importava se tamb�m n�s tivessemos uma sala destas :D com um steinway ou kawai, j� agora... Mas o palco teria que ser mais alto e com umas cortinas PRETAS :D e um bocadinho maior... J� que sonhamos, pelo menos que vamos alto! :P
ResponderEliminarPalco ainda mais alto? aquele já acho alto demais !
ResponderEliminarMas em contrapartida tem lá um Steinway e um Yamaha de concerto (este último tive o privilégio de tocar no concerto de estreia)