Obras-Primas - 1
É a famosa
Chaconne da Partita No.2 em Ré menor, BWV 1004 de J.S. Bach
A Chaconne (Ciaccona no original) é o 5º e último andamento desta partita e só a sua duração ultrapassa a duração da partita inteira.
O Tema é baseado numa progressão de acordes em que o baixo apresenta quatro notas principais descendentes da Tónica para a Dominante: Ré, Dó#, Sib, Lá, (esta figuração do baixo ficou conhecida como Romanesca durante o Renascimento) seguindo-se uma série de variações contínuas.
A estrutura é basicamente a seguinte:
Tema - 30 Variações - Tema - 30 Variações
Tema - Variação cadencial.
(de notar a coincidência do padrão de 30 Variações com as Variações Goldberg)
Dela, Brahms escreveu: "On one stave, for a small instrument, the man writes a whole world of the deepest thoughts and most powerful feelings. If I imagined that I could have created, even conceived the piece, I am quite certain that the excess of excitement and earth-shattering experience would have driven me out of my mind."
Foi alvo de várias transcrições para variadíssimos instrumentos:
piano, guitarra, órgão, orquestra, fagote, piano com apenas a mão esquerda, etc...
Desta vez gostaria de deixar aqui várias interpretações da que é, provavelmente, a transcrição mais conhecida desta obra. Foi feita para piano pelo pianista e compositor Ferruccio Busoni.
Para poderem seguir melhor, AQUI fica a partitura.
Ao piano: 1-Artur Rubinstein 2-Arturo Benedetti Michelangeli 3-Evgeny Kissin 4-Fazil Say 5-Ferruccio Busoni 6-Jorge Bolet 7-Kun Woo Paik 8-Marc-André Hamelin 9-Marcus Kretzer 10-Maria Tipo 11-Mikhail Pletnev 12-Nikolai Demidenko 13-Shura Cherkassky 14-Tatiana Nikolayeva 15-Yury Boukoff
1 comentário:
só tinha a do Michelangeli
Enviar um comentário