Espelhos de Som
A solução partiu de um estímulo do pianista Pierre-Laurent Aimard em 2005 numa conversa com um técnico da Steinway: O piano com o mecanismo de espelhos de som (Sound Mirrors).
Com este mecanismo, que consiste em 6 placas de vidro que substituem a tampa do piano, o som é direccionado para o pianista, que consegue assim ver a orquestra completamente.
O solista senta-se de costas viradas para o público (como é relativamente normal quando se dirige ao piano) e, assim, o público apenas perde um pouco na questão visual, mas é compensado auditivamente.
Segundo Aimard o som é inclusivamente melhor do que com as tampas tradicionais, pois cada placa de vidro projecta um registo diferente do piano, em vez da concentração sonora que é normal com uma tampa única.
Aimard já usou este piano na gravação de Concertos para piano de Mozart com a Orquestra de Câmara da Europa.
3 comentários:
Isto sim, bastante inovador :D Não como aquela obra "Banshee" de Henry Cowell, uns posts a baixo xD Se bem que confira um aspecto estético um pouco... esquisito, vá, ao piano!
epa n batam no banshee coitado do homem
Revolucionário! Não conhecia!
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