Música & Pintura - 12
(1904-1989)
Um Farmacêutico Levantando Com Extrema Precaução a Tampa de um Piano de Cauda (1936)
Salvador Dali
(1904-1989)
Florescimento da Primavera necrófila num piano de cauda (1933)
Salvador Dali
(1904-1989)
Alucinação parcial: Seis aparições de Lenin sobre um piano (1931)
Salvador Dali
(1904-1989)
Editado por NB a 14/09/2007 às 23:15
12 comentários:
Ah! Grande pintor, abençoadas alucinações! O Palácio do Freixo abriu as portas a Salvador Dali e deverá fechá-las a 4 d Novembro. Ainda não vi, mas ouvi falar em 285 peças com esculturas incluídas. É d saudar a iniciativa d Rui Rio e também a do prof. q com isto tornou o blog mais bonito!
(estou a brincar, este blog não precisa do Dali para nada...)
É de saudar o génio de Dali, não se mantenham anónimos, identifiquem-se, podemos falar e conhecer melhor todo o grupo de professores e alunos do conservatório. Dali é por ventura o expoente máximo da "vida humana", tudo o que a engloba. É bom saber que temos alunos (ou não) que gostam de arte boa.
Adoro *.* Também tem uma obra chamada "Retrado do Violoncelista Ricardo Pichot" (não conheço o músico). Gosto especialmente do "Persistência da Memória" (o famoso quadro "dos relógios a derreter"). Tem vários quadros com pianos: "Crânio Atmosférico Sodomizando Um Piano de Cauda". Sobre este ele diz: "O lirismo do piano é possuído brutalmente pelos maxliares do crânio."
Também gosto muito de "o contador antropomofórico" =D E claro, a "MAE WEST" que tive oportunidade de ver no Museu Dali em Figueras. Se forem a Barcelona não deixem de o visitar!
Aí está o outro quadro referido.
Assim sendo falta outro!!
"Um Farmaceutico Levantando Com Extrema Precaução a Tampa de um Grande Piano". Se há coisa de que Dali não se fartou de pintar foi o piano...
Alguém dá mais?!
Ups, não tinha visto que lá em cima já estava o quadro do crânio... xD
Já que estamos numa de Dali, permitam-me que aumente este post do Eduardo com mais 3 quadros:
- Um Farmacêutico Levantando Com Extrema Precaução a Tampa de um Grande Piano (1936) (este tinha sido pedido. É um pedido muito difícil de satisfazer. Apenas consegui uma imagem relativamente pequena)
- Mulheres com cabeça de flores encontrando a pele de um piano de cauda na praia (1936)
- Ilusão Diurna: A Sombra de um piano de cauda aproximando-se (1931)
O mestre S. Costa já nao podera dizer que aqui o pessoal nao se interessa por outras artes.
Sou filho de alguem com muito jeito para a pintura mas nao topo nada, mas aprecio bastantes os quadros do Dali.
E vão dois xD ambos os meus pais pintam muito bem e sou um zero à esquerda.
Aqui somos artistas completos e não apenas "tocadores de piano". (direitos de autor atribuídos a Sequeira Costa)
Os pianos presentes na obra deste pintor não são apenas devaneios, mas uma imponente representação de coisas ou acontecimentos que o impressionaram nos tempos em que os seus amigos e vizinhos (todos eles artistas) organizavam recitais ao ar livre. Pode dizer-se que, os vários pianos são "caixinhas" de recordações...!
Para o quadro do crânio, encontrei outra explicação: segundo Dali, os maxilares são o instrumento filosófico mais eficaz do homem. Aqui, o lirísmo do piano é possuido brutalmente pelos maxilares do crânio.
Não fazia ideia do significado do piano para Dali, embora já suspeitasse que poderia ter realmente um qualquer significado especial. Está esclarecido e é deveras interessante que considerasse o piano "o instrumento filosófico mais eficaz". Muito bem. Boa investigação.
Enviar um comentário