Antepassados do Piano - 3
Tem 54 teclas, cordas mais finas e martelos mais duros do que os pianos actuais. A sua corda mais comprida tem 188,6 cm enquanto a mais curta tem 12,0 cm. Tudo isso dá-lhe um timbre mais próximo do cravo.
Devido a estas características e ao seu mecanismo era, segundo Scipione Maffei, um instrumento mais adequado para solos ou para acompanhar uma voz ou instrumento, do que para tocar num agrupamento maior. Inclusivamente um cravo da mesma época teria um som mais volumoso e brilhante do que este instrumento, mas faltava-lhe a capacidade de responder à força do instrumentista não conseguindo, portanto, gradações dinâmicas significativas.
C. SEIXAS - Sonata em Ré menor - Allegro
SOLER - Sonata em Ré Maior no.37
D. SCARLATTI - Sonata em Fá Maior, K378
pianoforte - Martin Souter
Giustini - Sonata I
Giustini - Sonata X
pianoforte - Mieczyslaw Horszowski
4 comentários:
a gente queixa se do piano do setubalense, mas na altura era muito pior e era o que havia! nã ha mai nada!
Já agora em relação ao piano do Setubalense...parece que vão haver novidades este ano lectivo (com a "ajuda" das comemorações dos 20 anos do C.R.S.)
A SÉRIO?! ISSO SÓ PODE SER UM MILAGRE!!!!
Não conhecia estas gravações e é a primeira vez que oiço um pianoforte Cristofori. Tem um som magnifico, especialmente nas interpretações do Martin Souter. Tem um som menos brilhante e mais intimista que o nosso Antunes. No entanto, para o Pistoia acha que ainda prefiro a interpretação da Cremilde Rosado Fernandes, talvez pela sua abordagem cravística.
Parabéns pela página, acho que é um privilégio para os alunos poderem ter aqui toda esta informação ao seu dispor. Quando estudei piano (aí nesse mesmo Conservatório :-)), alguma vez eu sonhava sequer quem era o Cristofori... Aproveitem!!
(Já agora, para o Gonçalo, o que havia não era pior, era diferente. Mantêm sempre o espírito aberto a novas sonoridades e podes crescer como músico.)
Sílvia Sequeira
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