Concertos em Portugal (Uma visão humorística das coisas)
Sendo eu músico, reflicto cada vez mais regularmente sobre os vários aspectos do mundo musical, compositores, intérpretes, público, etc.
Há, quanto a mim, no mundo da chamada "música clássica" muito boa gente que vai a concertos e não faz ideia do sítio onde está. Basta ler ou ouvir falar em "9ª Sinfonia de Ludwig Van BEETHOVEN", "Requiem de Wolfgang Amadeus MOZART" ou outras obras também conhecidas que a a carneirada vai toda, - É onde? No CCB? Vamos! - Eu adoro a "9ª Sinfonia de Beethoven". E dizem isto sem conhecer sequer o 1º andamento da obra, como se se tratasse de um concerto dos UHF ou dos U2. Depois no meio do concerto só falta fazer a onda! Acho lamentável, mas este é o nosso mundo, este é o nosso país, "tudo isto é triste, tudo isto existe, tudo isto é Fado" !
8 comentários:
A "punch line" do texto é da autoria do Ex. Sr. Professor Nuno Batoca.
autoria não...apenas a lembrança, pois a letra desse Fado é de um senhor chamado Fernando Carvalho.
Quer isto dizer que quem pensa que Beethoven é um cão não deverá ousar pronunciar "9a sinfonia"?? Ou se for ao CCB deverá ser apenas para tomar um cafezinho?! Isso parece-me tão grave como condenar um pobre à pobreza...
a questão não é dizer 9a sinfonia, é dizer que adora a 9a sinfonia só por conhecer o hino da alegria, e ir ao ccb bater palmas no final do 1º andamento.
Mas isso vem da própria cultura do país, não estamos na russia.
concordo com o texto
Em primeiro lugar, o texto pretende ser humorístico (embora reconheça que possa não ser), portanto tem o jeito de caricatura, exagero e absurdo. Em segundo, o Gonçalo defendeu-me brilhantemente e acabou de ganhar um jantar no Tavares (lugar onde pessoas presunçosas e injustas como eu jantam regularmente). O caro anónimo acabou de perder esse mesmo jantar por não me ter defendido. Já agora, acho sinceramente que tenho consciência social no que respeita à justiça e igualdade entre as pessoas, e quando digo que as pessoas vão atrás do próximo para os concertos é porque isso é mesmo verdade, basta realmente ir a quase qualquer um. Mas podiamos ficar por aqui a falar horas a fio...
Sim, mas prefiro não desenvolver a discução aqui. Apresento as minhas desculpas ao ofendido, pois não reparei que o post se pretendia humorístico. Não duvido da consciência social de ninguém, apenas acho as ideias um pouco pobres para quem reflecte "...cada vez mais regularmente...".
Em Setembro reabrem varias oficinas de escrita criativa, onde qualquer um se pode inscrever na vertente de escrita humorística. Se houver alguém interessado, posso deixar depois mais informações :)
Mais: Amália cantava "tudo isto existe, tudo isto é triste, tudo isto é fado!" e não como lá está. Enfim, há dias que não correm nada bem :(
PS O Gonçalo não foi nada brilhante e o Tavares cheira mal.
Para quem é tão perfeccionista com a ordem dos factores numa frase, se calhar podia frequentar algum curso, não de escrita criativa ou humorística, mas talvez de escrita com correcção ortográfica para aprender como se escreve a palavra "discussão". Há realmente dias que não correm mesmo nada bem.
Enviar um comentário