As Variações "Goldberg", BWV 988
As variações “Goldberg” foram publicadas em 1741. A primeira edição tinha como título:
Clavierübung
Consistindo numa Ária com diversas variações para o Cravo de dois manuais, composta para os amantes da música, para refrescar o seu espírito, composto por
Johann Sebastian Bach
Porque Bach escolheu a forma de variações não é inteiramente claro, mesmo que aceitemos o argumento de que a obra foi composta a pedido de Keyserlingk. Contrariamente a Corelli e Handel, que escreveram vários exemplos de variações, Bach não demonstrou grande interesse por esta forma: os únicos exemplos anteriores às “Goldberg” foram todos obras menores, como as partitas-corais (do seu período inicial) e a “Ária variata” em Lá menor.
Na ausência de manuscritos autógrafos de Bach, é difícil falar sobre a génese da obra. A Ária do início, que é repetida no final, está no segundo livro para Anna Magdalena Bach (1725), copiada por ela própria. Aqui, a Ária não ostenta o nome do compositor nem o título. Assim, é possível que o autor da Ária seja anónimo. Isto é também sugerido pelo facto da melodia do baixo (“ground”) ser um tema tradicional (pelo menos a sua secção inicial), que facilmente se encontra em muitos exemplos do repertório do Século XVII.
Sendo composta para o Cravo de dois manuais, a obra apresenta como característica mais proeminente a demonstração abundante de elementos expressivos modernos do Barroco final com um toque de idealismo Clássico, bem como uma beleza arquitectural e formal magníficas.
Sem comentários:
Enviar um comentário