sábado, 25 de julho de 2009

Últimas Aquisições - 12

Já andava de olho nesta colecção há algum tempo, pois já conhecia algumas das interpretações nela presentes (obrigado Luís). Hoje passei pela FNAC e estava com o preço de 24.99 Euros ! Tendo em conta que o preço habitual era cerca de 50 Euros, não resisti.
Recomendo vivamente este fantástico registo áudio da obra do magistral compositor Fernando Lopes-Graça.

CENTENÁRIO FERNANDO LOPES-GRAÇA (1906-1994): Arquivos da RDP
(Texto da Antena 2)
Fernando Lopes-Graça (FLG) nasceu há 100 anos. A RDP celebra o génio do compositor, lançando uma edição/caixa de 10 discos.

A colectânea, construida a partir dos arquivos da RDP, inclui 40 obras de Lopes-Graça. Dessas 40 obras, 13 nunca foram discograficamente editadas, e 9 só existiram em vinil. São gravações efectuadas entre os anos 50 e a actualidade, incluindo um CD integralmente gravado em Julho deste ano, de propósito para esta edição, com o Coro Ricercare a interpretar algumas das mais famosas Canções Heroicas e Regionais escritas por FLG.

(...)

A edição integra ainda um documentário assinado por António Cartaxo e uma entrevista a FLG efectuada por Igrejas Caeiro em 1957. Muitos dos registos musicais são históricos, por exemplo, com o próprio compositor ao piano. Cada um dos 10 CD’s tem um texto assinado por alguns dos mais credenciados conhecedores do legado de FLG: a pianista Olga Prats, o compositor e musicólogo Alexandre Delgado, o compositor Sérgio Azevedo, o compositor Eurico Carrapatoso, o maestro José Robert, o maestro José Luís Borges Coelho, a musicóloga Teresa Cascudo, o maestro Francisco Faria, o músico Alexandre Branco Weffort, e o maestro e pianista João Paulo Santos.


A edição contou ainda com a colaboração do Arqº Romeu Pinto da Silva, conhecido como um dos mais profundos conhecedores do espólio de FLG.


4 comentários:

  1. Grande aquisição, sem dúvida!!!

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida, mesmo. E ao preço que foi é um verdadeiro achado !

    ResponderEliminar
  3. É mesmo uma grande colecção! E de facto teve sorte com o preço que apanhou :)
    De inicio era edição limitada, mas depois voltaram a editar, não foi?

    ResponderEliminar
  4. a minha diz "2ª edição - Dezembro de 2006 - 500 exemplares". Foi reeditada, sim.

    ResponderEliminar

Obrigado pela iniciativa de comentar.