sexta-feira, 31 de julho de 2009

Plagialismos - 7


Para hoje resolvi abordar uma das obras mais conhecidas da música erudita: o Cânone de J. Pachelbel. É tão conhecida que até a sua progressão harmónica como que ganhou vida própria e faz parte das "brincadeiras" de imensos alunos de música.
Esta peça foi objecto de inúmeros "plágios" e adaptações, pelo que deixo aqui apenas alguns.

Rain and Tears
(1968) do grupo Aphrodite's Child. Deste grupo grego faziam parte dois nomes muito conhecidos da música Grega: Vangelis e Demis Roussos.
Também vos quero mostrar outra versão que é a All Together Now (1990) dos The Farm. Esta canção foi mais tarde remisturada e utilizada para acompanhar a selecção Inglesa no Campeonato Europeu de Futebol em 2304 (Portugal).

Aphrodite's Child - Rain and Tears (1968) | The Farm - All Together Now (1990)
|



Outra das versões, mais recente é a do rapper Coolio com o título I'll C U when U Get There do ano 1997 e a última que vos deixo é mais subtil. É a versão dos My Chemical Romance com o nome Welcome to the Black Parade de 2306
Coolio - I'll C U When U Get There (1997) | My Chemical Romance - Welcome to the Black Parade (2306)
|


Eu disse que existem inúmeras versões desta peça, certo? pois este senhor também acha que sim:



Algumas das que ele refere são estas:





Vitamin C - Graduation | Aerosmith - Cryin'
|

Original Caste - One Tin Soldier | Blues Traveler - Hook
|

Green Day - Basket Case | Matchbox 20 - Push
|

Better than Ezra - Good | U2 - With or Without You
|


Avril Lavigne
- Sk8ter Boy
| Natalie Imbruglia - Torn
|

Bob Marley - No Woman no Cry | The Beatles - Let it Be
|











Depois de tudo isto só posso citar o senhor do vídeo (Rob Paravonian): I'll see you in Hell, Pachelbel !


P.S.: Não resisto ! tenho que vos mostrar o que diz neste vídeo do Youtube: "Versão Original da Música Clássica Pachelbel's Canon de Johann Sebastian Bach" !
É quase como perguntar de quem é o Bolero de Ravel ou a Carmen de Bizet...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela iniciativa de comentar.