sexta-feira, 3 de abril de 2009

Esclarecimento

Como muitos repararam (apesar de apenas 1 comentar...), o post intitulado Michelangelli toca Chopin era uma mentirinha de 1º de Abril.

Obviamente aquele assassinato musical ao 1º Scherzo de Chopin nunca poderia ser cometido por Arturo Benedetti-Michelangeli. Nem quando tinha 18 anos, nem sequer com 5 anos de idade !

Eu até me senti mal a escrever uma barbaridade destas e, por isso, resolvi mudar até um pouco a grafia do nome do genial pianista italiano (Artturo Bennedeti-Michelangelli)

Os mais atentos reconheceram com certeza, pois já apareceu neste blogue, a magnífica (!!!) interpretação de Cindy Elizondo, a candidata a Miss Texas do ano 2000 que achou que o seu talento a apresentar no Concurso era saber tocar piano...
Enganou-se redondamente

Para me redimir, deixo aqui uma das míticas (e raras) interpretações desta obra por Arturo Benedetti-Michelangeli. É precisamente uma das que referi no post: a do Barbican Centre em Maio de 1990.

F. Chopin - Scherzo No.1 em Si menor, Op.20
Arturo Benedetti-Michelangeli, piano


já agora...esta também não é uma interpretação "à Michelangeli". Ele comete um erro gritante na secção lenta (em Si Maior). Alguém identifica onde? não deixa de ser, no entanto, uma interpretação magistral.

3 comentários:

  1. Espectacular!!! Por acaso n conhecia este Scherzo do Chopin talvez, na minha opinião, um pouco repetitivo, mas incrível. Excelente interpretação.

    Acho que o erro é na página 9 (pela partitura publicada há pouco aqui no blogue) em que o Michelangeli repete uma parte que n era para repetir, acho.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela tentativa João, mas não é esse o erro. Aliás, não reparei que ele repetisse nenhuma parte nessa secção (página 9).
    O erro é mais subtil. É apenas uma nota errada. Mas que nota !

    ResponderEliminar
  3. ah é aquela nota no compasso 187, sem duvida! lolol

    (não faço ideia... tava na brinca!)

    Deu para reparar logo... Havia partidinha d 1 de abril! =)

    ResponderEliminar

Obrigado pela iniciativa de comentar.