sábado, 30 de agosto de 2008

Este ano as minhas aulas vão ser assim...

...é isso mesmo: se chegarem atrasados ou não tiverem estudado, vou adoptar as técnicas deste Professor:


tirado de A Little Nightmare Music de Igudesman & Joo

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Reuniões

As normais reuniões de início de ano lectivo estão a chegar:

Reunião Geral de professores - 5 de Setembro às 15 horas

Ordem de trabalhos
1. Informações e Abertura Oficial do Ano Lectivo 2008/2009
2. Plano para o Ano Lectivo 2008/2009
3. Plano de Actividades
4. Projecto Educativo e Agendamento de Reuniões
5. Outros Assuntos



Reunião da Classe de Piano - 5 de Setembro às 17 horas

Ordem de trabalhos
1. Informações
2. Análise e verificação de dados relativamente aos alunos
3. Planificação e Agendamento de Trabalhos
4. Outros Assuntos


terça-feira, 26 de agosto de 2008

Os retratos de Mozart

Retratos autênticos de Mozart, apenas existem 12, sendo que a maioria deles resultou de encomendas do seu pai Leopold. Apenas 3 foram pintados a pedido do próprio Mozart.

Dos 12 autênticos, só 4 retratam Mozart exclusivamente: The Boy Mozart (1763), Wolfgang at Verona (1770), Mozart as Knight of the Golden Spur (1777) e o retrato incompleto Mozart at the Pianoforte (1782). Os restantes retratam Mozart e a sua família com a excepção do Tea at Prince Louis-François de Conti. Não existem retratos (acabados) de Mozart a tocar piano ou a compor.



The Boy Mozart, Anónimo | Maria Anna (Nannerl) as a child, Anónimo
propriedade do Mozarteum, Salzburgo

Possivelmente serão quadros de Pietro Antonio Lorenzoni de 1763, encomendados por Leopold Mozart.
Mozart tem 6 anos de idade e a sua irmã Nannerl 12. Ambos estão em fatos de Côrte que lhes foram oferecidos em 1762 na Côrte Imperial em Viena. O artista pintou primeiramente o cenário e as vestes e só depois as crianças posaram.



Leopold Mozart with Wolfgang and Maria Anna, Louis Carrogis de Carmontelle
Paris, Novembro de 1763
propriedade do British Museum

É provavelmente um quadro original a partir do qual várias cópias foram feitas. O original foi feito a pedido do patrono de Mozart, o Barão Melchior von Grimm.



Tea at Prince Louis-François de Conti (detalhe), Michel Barthélemy Ollivier
Paris, Verão de 1766
propriedade do Musée du Louvre, Paris

Pintura a óleo encomendada pelo Príncipe. Mozart está sentado ao Cravo, com umas proporções algo disformes, e prepara-se para acompanhar o cantor Pierre Jélyotte que está ainda a afinar o seu instrumento.




Wolfgang at Verona, Saverio dalla Rosa
Verona, 6-7 de Janeiro de 1770
Colecção privada de Alfred Cortot, Lausanne

Esta pintura a óleo de Saverio dalla Rosa foi encomendada por Pietro Legiato. Mozart tem 14 anos e veste o seu casaco vermelho preferido. Ele está sentado ao pé de um Cravo feito por Giovanni Celestius em Veneza em 1583. A partitura na estante tem como indicação de tempo molto allegro e os 35 compassos visíveis são tudo o que conhecemos hoje da Sonata em Sol Maior, K.72a. Esta Sonata está perdida hoje e sempre se pensou que seria de Mozart por razões óbvias, mas, não temos conhecimento de Sonatas do período correspondente ao quadro. Hoje em dia, em parte pelo início da obra não apresentar características Mozartianas, existe a hipótese (lançada por Daniel Heartz em 1971) de a obra ser de Baldassare Galuppi.
O detalhe aqui apresentado, apesar de não dever ser tomado à letra, mostra uma técnica pianística muito diferente da moderna técnica dos pianistas de hoje em dia.



Family Portrait, Johann Nepomuk della Croce
Salzburgo, finais de 1780/início de 1781
propriedade do Mozarteum, Salzburgo

Esta pintura a óleo foi encomendada por Leopold Mozart em Salzburgo e aparece na biografia de Mozart feita por Nissen (o 2º marido de Constanze).
Wolfgang e Nannerl tocam a 4 mãos num fortepiano. Leopold aparece com o seu violino e a sua pena o que mostra que é músico e escritor. O retrato na parede é da mãe de Mozart que tinha morrido 4 anos antes. a figura de Apolo ao fundo enfatiza a natureza musical da família Mozart.



Mozart as Knight of the Golden Spur, Anónimo
1777
propriedade do Mozarteum, Salzburgo

É geralmente considerado como uma representação de Mozart com um aspecto algo "doente", mas, apesar disso, muito precisa. Terá sido mandado pintar pelo conhecido mestre de Mozart o Padre Martini.



Mozart at the Pianoforte (inacabado), Joseph Lange
Viena, provavelmente do Inverno de 1782-83
propriedade do Mozarteum, Salzburgo

Pintura a óleo inacabada feita pelo cunhado de Mozart. É o retrato mais conhecido de Mozart, em parte devido à sua representação algo romântica e introspectiva.
Os retratos anteriores mostram Mozart "em pose", enquanto este, se tivesse sido acabado, mostrar-nos-ia um Mozart contemplativo ao piano, natural e mais real. O facto de estar inacabado torna-o ainda mais verdadeiro, pois faz um paralelo com a sua própria vida...



segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Efemérides - 155

Neste dia, em 1870, teve lugar o casamento de
Richard Wagner (1813-1883)
com
Cosima Liszt von Bülow (1837-1930)

Cosima Liszt era filha do pianista e compositor Franz Liszt, resultado de uma ligação extra-conjugal deste compositor com a Condessa Marie d'Agoult.
Anti-Semita convicta (tal como Wagner), Cosima, teve como primeiro marido o pianista e maestro alemão Hans von Bülow, de quem se viria a divorciar precisamente para casar com Wagner. Com este último viria a ter 3 filhos: Isolde, Eva e Siegfried. Todos nascidos ainda antes do casamento.
Ela dirigiu o festival de Bayreuth desde a morte de Wagner (1883) até 1906. Foi o seu filho Siegfried quem ficou com essas funções a partir de 1906.
Morreu em Bayreuth com 92 anos de idade (em 1930)

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Efemérides - 154

Neste dia, em 1862, nascia o compositor francês
Claude Debussy
(1862-1918)Já tudo foi dito em relação a Debussy. Por isso, para variar um pouco, deixo-vos umas versões algo "diferentes" baseadas na sua música.

C. Debussy
1. Arabesque
2. L'isle Joyeuse
Jacques Loussier Trio

3. Il Pleure (at the turn of the century)
Art of Noise





Também hoje, mas em 1939, nascia o compositor português
Cândido Lima
(1939- )
AQUI podem assistir a vídeos de uma entrevista feita a Cândido Lima em 27/07/2004.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Ilusões Sonoras - 4


A queda de um... sino.

Não...

Tenham calma e continuem a ler, porque não vou falar dos Delfins. É apenas mais uma ilusão sonora.

Desta vez a ilusão é muito simples. Os sons que ouvimos (semelhantes a sinos) parecem que são descendentes, mas na realidade, são ascendentes.

Experimentem ouvir em repetição e perceberão mais facilmente.



Música & Pintura - 30

Young Man playing the Piano (1876)

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

CONCURSO do SÍMBOLO e CABEÇALHO do Blogue


Até ao momento, o símbolo do nosso Blogue tem sido o representado aqui em cima e o cabeçalho (obviamente) o que está no topo da página.
Por várias razões, entre as quais a falta de consulta "pública", gostava de promover um concurso para eleger a representação gráfica do Blogue (símbolo) e o seu cabeçalho nos próximos tempos.

OBJECTIVOS:
- Um símbolo
que tenha duas versões:
uma com fundo preto (para o Blogue) e outra com fundo branco (para os programas das audições e divulgação via-fotocópias).
Na minha opinião, deve referir de alguma forma o nome do Blogue "Classe de Piano do Conservatório Regional de Setúbal" ou "Classe de Piano do C.R.S." ou então qualquer outra forma criativa.

- um cabeçalho (com fundo preto) onde a largura seja de 800 pixeis (aproximadamente) e a largura menor (formando um rectângulo).

Qualquer das imagens vencedoras passará a ser propriedade do Blogue para serem usadas na sua divulgação e imagem.

PRAZOS:
A recepção das imagens (em formato .jpg ou semelhante, mas com boa qualidade e resolução) estará aberta até ao dia 30 de Setembro. Deverão ser enviadas para o email do Blogue (piano.crs@gmail.com). Depois, serão expostas no Blogue e aberta a votação "consultiva". Quero dizer que vou submeter também à votação o actual símbolo, bem como o cabeçalho actual.
A escolha das imagens vencedoras terá lugar ainda durante o mês de Outubro.


PRÉMIOS:
É claro que me comprometo a oferecer um prémio tipo CD/DVD ao vencedor (como tem sido hábito)

PARTICIPAÇÃO:
A participação está aberta a TODOS os interessados. Quer sejam alunos do C.R.S. ou não. Profissionais ou amadores, não importa. O importante é participar.

------ // ------

Penso que seja tudo. Se alguém se lembrar de mais alguma "regra" que seja útil, é favor dizer.

domingo, 17 de agosto de 2008

Efemérides - 153

Neste dia, em 1968, nasceu o pianista português
Artur Pizarro
(1968- )Com 14 meses, ao colo da avó, Berta Pizarro, professora de piano, começou a tocar nas teclas do piano, não com a mão inteira, como normalmente fazem os bebés, mas uma nota de cada vez, ficando muito atento ao seu som.
A grande revelação veio porém aos três anos. Artur gostava de ficar sentado junto ao piano quando a avó dava as aulas aos seus alunos particulares. Uma aluna de oito anos andava a treinar uma peça de Rameau para uma audição no conservatório. Ao fim de algumas aulas, Artur diz: "Sai do banco. Agora quem toca sou eu". Sentou-se ao piano e tocou a peça toda, duma ponta à outra, sem nunca se enganar! A avó ficou estupefacta, chamou a mãe de Artur (Maria Laura) e as duas decidiram pedir a opinião do professor Campos Coelho do Conservatório de Música de Lisboa, que, nessa mesma noite, veio ouvir Artur a tocar e entendeu que, efectivamente, o pequeno Artur tinha um dom nato para a música. Pediu a Eurico Tomaz de Lima uma composição inédita para dois pianos. Assim, Artur apresentou-se pela primeira vez ao público aos três anos de idade, no Conservatório Nacional, com duas peças a dois pianos (com Campos Coelho no segundo piano). Foi o seu primeiro êxito! Aos quatro anos apresentou-se também no programa "Histórias da Música" de António Victorino d'Almeida.

Aos cinco anos, decidiram pedir a opinião ao grande pianista Sequeira Costa (aluno de Vianna da Motta) que pensou que o pequeno Artur poderia ser orientado nos primeiros anos por uma aluno mais avançado, mas seguindo a sua orientação. Para isso, marcou três lições particulares para observar as reais capacidades da criança. No entanto, no início da segunda lição, Sequeira Costa parou a aula e disse a Maria Laura: "O seu filho tem um grande talento. Não vou reencaminhá-lo para ninguém. Vou ser mesmo eu ensiná-lo". Entretanto, em 1976, Sequeira Costa aceita o lugar de "Distinguished Professor of Piano" na Universidade de Kansas. A família reflecte sobre as várias possibilidades de como continuar a educação artística de Artur e decidem seguir o professor. Mudam-se, então, para Lawrence, Kansas, nos Estados Unidos, em Agosto de 1977.

Educado nas tradições pianísticas das escolas francesa e alemã, começou a actuar aos 13 anos de idade com um recital no Teatro de São Luiz em Lisboa. Ainda sob a orientação de Sequeira Costa, ganhou concursos como o Vianna da Motta (em 1987), o Greater Palm Beach Symphony (em 1988) e o Harverys Leeds International Pianoforte Competition (em 1990) que o projectou para uma carreira internacional.

Conhecido pelo seu lirismo e grande virtuosidade, Artur Pizarro actua frequentemente com as maiores orquestras e maestros mundiais, como Charles Dutoit, Sir Simon Rattle, Jean Fournier, Philippe Entremont, Pascal Tortelier, Sir Andrew Davis, Esa Pekka Salonen, Yuri Termikanov, Vladimir Fedoseev, Franz Welser-Most e Sir Charles Mackerras.

Podemos também vê-lo a actuar em recitais a solo, bem como de música de Câmara em muitos dos mais prestigiados locais e festivais como: Kennedy Centre de Washington, Wigmore Hall, o festival de Aldeburgh, Neues Gewandhaus, Frankfurt Alte Oper, Theatre du Chatelet, Musée D'Orsay, Zurich Tonhalle, os Proms da BBC, entre muitos outros.

Em 2003-2004, Artur Pizarro apresentou em concerto o ciclo completo das Sonatas para Piano de Beethoven no St. John's Smith Square em Londres em 8 concertos que foram transmitidos pela Radio 3 da BBC e foi nomeado para um prémio da Royal Philharmonic Society precisamente por este ciclo.

Deixo-vos com uma selecção da arte de Artur Pizarro:
J. Vianna da Motta - Concerto para Piano em Lá Maior (gravação de 1999)
1. I-
Moderato | 2. II-Largo | 3. Variação 1 | 4. Variação 2 | 5. Variação 3 - Vivace - Tranquillo | 6. Variação 4 - Lento | 7. Variação 5 - Coda (molto vivace)
Artur Pizarro, piano
Orquestra Gulbenkian | Martyn Brabbins, maestro

J.S. Bach (transcrição de F. Liszt)
8.
Prelúdio em Lá menor, BWV 543 | 9. Fuga em Lá menor, BWV 543 (gravação de 1996)
10.
Fantasia em Sol menor, BWV 542 | 11. Fuga em Sol menor, BWV 542 (gravação de 1996)
12.
D. Shostakovich - Prelúdio em Dó# menor, Op.34 no.10 (gravação de 1997) [partitura]
13.
J. Rodrigo - A l'ombre de Torre Bermeja [partitura]
Artur Pizarro, piano

D. Milhaud - Scaramouche, Op.165b
14. I-
Vif | 15. II-Moderé | 16. III-Brazileira
Artur Pizarro & Stephen Coombs, pianos



sábado, 16 de agosto de 2008

Uma gravação rara

Chegou ao meu conhecimento a existência de uma gravação raríssima: Rachmaninoff a falar.

Esta gravação é de cerca de 1933 e mostra Rachmaninoff acompanhando ao piano alguns dos seus amigos russos. Estão a cantar a conhecida música tradicional russa Boublitchki. No final podemos ouvir a voz de Rachmaninoff dizendo aos seus amigos como cantam mal !

É realmente uma raridade, pois até ao momento só era do meu conhecimento a existência de gravações de Rachmaninoff a tocar, mas nunca com a sua voz. Só falta descobrir um vídeo dele...

Para mim, é verdadeiramente arrepiante.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Efemérides - 152

No dia 10 deste mês, morreu o pianista ucraniano
Alexander Slobodyanik
(1941-2008)Pianista prodígio, aluno de Neuhaus e Vera Gornostayeva na Escola Especial de Música de Moscovo e protegido de Sviatoslav Richter.
É o dedicatário de algumas obras, como por exemplo, Aphorisms de A. Schnittke e o Concerto para 2 pianos de Alexander Tchaikovsky.
Deixa um filho, também ele pianista: Alex Slobodyanik


quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Efemérides - 151

Neste dia, em 1892, nascia o compositor, critico e pianista inglês
Kaikhosru Shapurji Sorabji (Leon Dudley Sorabji)
(1892-1988)Nos anos 30 actuava tocando as suas próprias composições. Em 1936 daria o seu concerto final que coincidiu com a decisão de proibir apresentações públicas das suas obras sem o seu consentimento, pois julgava-as inadequadas aos moldes convencionais dos concertos e recitais.

A partir de 1976, muito devido aos esforços do pianistas sul-africano Yonty Solomon, muitas das obras de Sorabji foram apresentadas pela primeira vez. Isto gerou um maior interesse, que por sua vez levou a um maior número de apresentações e gravações autorizadas. Isto foi permitido por Sorabji quando começou a reconhecer a existência de músicos capazes de fazer justiça à sua obra.

Os anos 80 trouxeram interpretações de grandes obras de Sorabji, como a sua Sinfonia para Órgão No.1 e a Opus Clavicembalisticum com as suas quase 5 horas de duração.

É precisamente esta última que vos deixo hoje, pois será a mais conhecida: o monumental Opus Clavicembalisticum (obra muito referida na nossa série Extremos na Música), por muitos considerada a peça mais difícil para piano.

Esta peça está dividida em 3 grandes secções com 12 partes:
Pars Prima [partitura]
I. Introito | II. Preludio-Corale | III. Fuga I | IV. Fantasia | V. Fuga a due soggetti
Pars Altera [partitura]
VI. Interludium Primum (Thema cum XLIX Variationibus) | VII. Cadenza I | VIII. Fuga Tertia Triplex
Pars Tertia [partitura]
IX. Interludium Alterum: Toccata, Adagio, Passacaglia (cum LXXXI Variationibus) | X. Cadenza II | XI. Fuga IV Quadruplex | XII. Coda-Stretta


Deixo aqui apenas a 1ª secção (Pars Prima) em áudio:
K. Sorabji - Opus Clavicembalisticum (1930)
Pars Prima [partitura]
1. I. Introito | 2. II. Preludio-Corale | 3. III. Fuga I | 4. IV. Fantasia | 5. V. Fuga a due soggetti
John Ogdon, piano






quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Efemérides - 150

Neste dia, em 1996, morria o pianista e compositor norte-americano
David Tudor
(1926-1996)Coincidência macabra, David Tudor morreria no dia seguinte (mas 4 anos mais tarde) ao compositor ao qual o seu nome mais estava ligado: John Cage.

Estreou inúmeras obras de Cage e, este, compôs muitas delas tendo em vista a interpretação de Tudor. Mas não foi só Cage que compôs obras estreadas por Tudor. Também compositores como Stockhausen, Boulez e Morton Feldman, Sylvano Bussotti’s e Richard Maxfield compuseram obras que Tudor estreou e/ou que lhe foram dedicadas como por exemplo: Klavierstücke de Stockhausen, Sonata para Piano No.2 de Boulez, Music of Changes, 4'33'' de Cage, Five Piano Pieces for David Tudor de Bussotti, Concerto para piano para David Tudor de Maxfield.

Podem ver a interpretação da obra 4'33'' de J. Cage AQUI, e no que diz respeito a registos áudio, deixo-vos com:
David Tudor - Rainforest - 1ª versão 1968 (Sons derivados electronicamente das características ressonantes de materiais)
K.Stockhausen - Klavierstück III (D. Tudor, piano) [partitura]




terça-feira, 12 de agosto de 2008

Efemérides - 149

Neste dia, em 1644, nascia o compositor e violinista
Heinrich Ignaz Franz Von Biber
(1644-1704)Violinista virtuoso, a sua obra é um exemplo da musica barroca Austríaca, ou seja, uma espécie de combinação entre as influências italiana e alemã.
É uma obra maioritariamente canónica da qual se destacam as chamadas Sonatas do Rosário para Violino que apresentam a particularidade de cada uma necessitar de uma afinação diferente do violino (scordatura).

O exemplo que vos deixo hoje, não é obviamente para piano, mas é uma obra que me surpreendeu pela sua modernidade, tendo em conta que foi composta em 1673: A Sonata La Battalia com as suas imitações de disparos de armas e soldados bêbedos.

Oiçam a 2ª Faixa (Die liederliche Gesellsschaft von allerley Humor) e digam-me se conseguiriam dizer em que época foi composta !
e também o entusiasmante Allegro inicial. É realmente boa música de um compositor (infelizmente) pouco conhecido.

F.I. Von Biber - Sonata La Battalia
1. Sonata (Allegro) | 2. Die liederliche Gesellschaft von allerey Humor: Allegro | 3. Presto | 4. Der Mars | 5. Presto | 6. Aria | 7. Die Schlacht | 8. Lamento der Verwundten Musquetirer: Adagio
Il Giardino Armonico | Giovanni Antonini, direcção


também neste dia, mas em 1992, morria o compositor norte-americano
John Cage
(1912-1992)
para posts deste blogue relacionados com J. Cage clicar AQUI.




domingo, 10 de agosto de 2008

Efemérides - 148

Neste dia, em 1947, nascia o pianista russo
Dmitri Alexeev
(1947- )Vencedor do Leeds International Piano Competition, foi aluno no Conservatório de Moscovo e, mais tarde, de Dmitri Bashkirov.

Deixo alguns pequenos exemplos da sua arte: 3 Valsas de Chopin

F. Chopin - Valsas
1. Op.69 no.1 em Láb Maior | 2. Op.70 no.2 em Fá menor | 3. Op.póstumo em Lá menor
Dmitri Alexeev, piano


sábado, 9 de agosto de 2008

Efemérides - 147

Neste dia, em 1874, nascia o compositor e maestro
Reynaldo Hahn
(1874-1947)Nascido na Venezuela mas naturalizado Francês, foi aluno de Massenet, Saint-Saëns e Gounod no Conservatório de Paris onde teve também como colegas Cortot e Ravel.

Dedicou-se principalmente à composição de Canções, dentro da estética da mélodie francesa.

Deixo-vos o registo áudio do seu Concerto para Piano

R. Hahn - Concerto para Piano e Orquestra em Mi Maior (1931) [partitura]
1. I-Improvisation: Modéré très librement | 2. II- Danse: Vif | 3. III-Rêverie, Toccata et Finale: Lent - Gai, fortement rythmé (pas trop vite) - Allegro
Stephen Coombs, piano
BBC Scotish Symphony Orchestra | Jean-Yves Ossonce, maestro



...e, uma canção (que alguns dos meus alunos já conhecerão) das que mais gosto de Hahn: À Chloris. Aqui junta-se a magnifica voz do contratenor Phillipe Jaroussky (um dos meus preferidos) com o ambiente "neo-barroco" da peça, um pouco na tradição barroca da pastoral. Até o título assim o indica, pois Chloris e Phyllis eram nomes genéricos para as pastoras e ninfas da literatura Renascentista e Barroca. A própria ornamentação evoca a essência da canção barroca, tornando-se todo este conjunto numa espécie de homengem (e não imitação) dos modelos antigos. Uma canção emocionalmente muito forte para mim, onde o intérprete nos transmite as suas emoções sobre o seu amor feliz.
Esta é daquelas peças que oiço vezes sem conta seguidas. Sempre com o "repeat" ligado.
Apreciem...

R. Hahn - À Chloris [partitura]
Phillipe Jaroussky, contratenor | Jérôme Ducros, piano


"S'il est vrai, Chloris, que tu m'aimes,
Mais j'entends, que tu m'aimes bien,
Je ne crois point que les rois mêmes
Aient un bonheur pareil au mien.
Que la mort serait importune
De venir changer ma fortune
Pour la félicité des cieux!
Tout ce qu'on dit de l'ambroisie
Ne touche point ma fantaisie
Au prix des grâces de tes yeux."



sexta-feira, 8 de agosto de 2008

'Swinging' Mozart

A obra: Concerto para piano No.20 em Ré menor, KV466
(1. I-Allegro | 2. II-Romance | 3. III-Rondo: Presto)

Os intérpretes: Jacques Loussier Trio
(Jacques Loussier, piano | Benoit Dunoyer de Segonzac, contrabaixo | André Arpino, bateria)
e Orquestra de Cordas.



Os comentários: são vossos.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Antepassados do Piano - 7

Érard

Sébastian Érard nasceu em Estrasburgo a 5 de Abril de 1752 (originalmente Erhard).
Em 1768 vai para Paris e consegue a protecção de Louis XVI e consequentemente uma licença para construção própria de instrumentos.
Em 1777 Érard constrói o seu primeiro piano de mesa (uma cópia dos instrumentos ingleses de Zumpe).
Mais tarde o seu cunhado junta-se a ele em Paris, mas em 1789 com a Revolução a sua fábrica foi destruída e em 1792 viria a abrir uma nova fábrica em Londres deixando o seu irmão Jean-Baptiste a gerir a dependência de Paris.



Érard foi o primeiro a utilizar pedais no piano, aliás, os seus instrumentos tinham vários pedais: o pedal tradicional que mantém as notas (o pedal da direita actual), um pedal que movia o mecanismo (semelhante ao pedal esquerdo actual), o pedal chamado "celeste", o pedal de fagote (que encostava um pedaço de pele às cordas fazendo com que zumbissem) e o pedal (accionado pelo joelho) que movia o mecanismo mais do que o referido anteriormente (fazendo com que os martelos batessem em apenas uma corda).
Em França, Érard patenteou uma versão melhorada do mecanismo de duplo-escape, enquanto o seu sobrinho Pierre fez o mesmo em Londres (a 22 de Dezembro de 1821).

Imensas modificações foram feitas por Érard. Desde as mais pequenas até outras maiores. Desde melhoramentos no som até questões mais técnicas que apenas facilitavam a vida aos afinadores.

A dependência de Londres terminou a sua produção em 1890.
Em 1960, Érard fundia-se com a firma Gaveau e, em 1961, com a firma Pleyel.
Mais tarde, em 1971, a Érard seria comprada pela companhia alemã Schimmel.

Vários compositores e pianistas elogiaram os pianos Érard: Haydn (que tinha um piano Érard de 1800 - o no.28), Beethoven (tinha o Érard no.113), Mendelssohn, Chopin, Liszt (tinha um Érard de 1862 e foi patrocinado pela firma), Thalberg, Paderewski entre muitos outros.
Podem ver alguns exemplos aqui:

(existem dois pianos Érard no Hall de entrada da Escola de Música do Conservatório Nacional. Um dia destes irei investigar...)

Alguns vídeos sobre ou com pianos Érard:


Deixo-vos também um exemplo sonoro tocado no Érard de 1862 que pertenceu a Liszt. É a sua obra Aux cyprès de la Villa d’Este, Thrénodie no.1, tocada por Carlo Dominici.



Mozart: Rondo Alla Turca

Das melhores versões que já ouvi desta obra...


terça-feira, 5 de agosto de 2008

Sheet Music Plus

Para todos os interessados: a Sheet Music Plus está a fazer descontos de 20% na compra de qualquer método de piano.

É até dia 4 de Setembro. Aproveite quem quiser e puder.

Albrechtsberger

Ao preparar o post anterior, deparei-me com o nome de Johann Georg Albrechtsberger, que me fez lembrar algo para o post de hoje.

Dada a particularidade da música que aqui irei apresentar, não sei bem qual o nome mais adequado ao post: Curiosidades ? Comédia Musical ? ou até ilusão sonora ? hehehe. Optei pelo nome do compositor para não ofender ninguém...bem...continuando:


Só vos digo que o senhor Albrechtsberger foi um compositor sério e até foi professor de Beethoven, Hummel e Moscheles. Foi um dos compositores que esteve quase para ser escolhido para terminar o Requiem de Mozart e foi mestre de capela na Catedral de Santo Estêvão (onde Mozart se casou).

Dito isto, deixo-vos com uma obra sui generis: O Concerto para Berimbau e Madora (lutina) em Mi maior de J.G. Albrechtsberger. Oiçam com atenção. Tem partes absolutamente geniais, tendo em conta que estamos a falar de um BERIMBAU !
1. I-Tempo moderato | 2. II-Adagio | 3. III-Finale: Tempo di menuetto
Fritz Mayr, berimbau | Dieter Kirsch, mandora (lutina)
Munich Chamber Orchestra | Hans Stadlmair, maestro


segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Efemérides - 146

Neste dia, em 1782, teve lugar o casamento de
W. A. Mozart (1756-1791)
com
Constanze Weber (1762-1842)

na Catedral de Santo Estêvão em Viena (Áustria)

Tiveram 4 filhos e 2 filhas: Raimund Leopold (1783), Karl Thomas (1784-1858), Johann Thomas Leopold (1786), Theresia Constanzia Adelheid Friederike Maria Anna (1787-1788), Anna Maria (1789) e Franz Xaver Wolfgang Mozart (1791-1844), embora só Karl Thomas e Franz Xaver tenham sobrevivido ao pai.

Após a morte de Mozart, Constanze empenhou-se em vender as composições do marido a vários editores. Convidou vários compositores para terminarem o Requiem, mas decidiu-se pelo ex-aluno de Mozart, Franz Xaver Süssmayer.
Organizou produções de óperas e concertos. Tinha, portanto, uma vida bastante activa.

Em 1797 conheceria o diplomata dinamarquês Georg Nikolaus Nissen com quem viveu e casou. Nissen viria a falecer em 1826, não sem antes ter publicado uma biografia de Mozart.

Constanze morreria 6 meses depois de ter sido erguida uma estátua de Mozart em Salzburgo em frente da casa que ela ocupava. Foi a 6 de Março de 1842 às 3:45 de paragem respiratória.

Aqui fica a ÚNICA FOTO CONHECIDA de Constanze (à esquerda). Foi descoberta na cidade de Altoetting e é considerada autentica. Tirada em Outubro de 1840 quando Constanze tinha 78 anos de idade na casa de Max Keller, um compositor suíço.

E já agora, deixo também a música de um dos frutos desta união: Franz Xaver Mozart.

Franz Xaver Mozart - Concerto para Piano No.2 em Mib maior, Op.25
1. I-Allegro con brio | 2. II-Andante expressivo | 3. III-Rondo
Grant Johannesen, piano
The Chicago Sinfonietta | Paul Freeman, maestro




domingo, 3 de agosto de 2008

Efemérides - 145

Neste dia, em 1784, morria o compositor e pedagogo
Padre Martini (Giovanni Battista Martini)
(1706-1784)

Se a sua importância como teórico e pedagogo é, hoje em dia, inquestionável, ainda subsiste alguma sombra histórica sobre Padre Martini como compositor. Foi autor de numerosas obras que demonstram um interesse alargado relativamente aos géneros musicais.
No entanto, ainda persiste a reputação de ter sido um irredutível defensor da polifonia e um conservador zeloso, incapaz de produzir música interessante.
Ao ouvirmos obras como as suas 10 Sinfonias de Câmara, essa imagem desintegrar-se-à certamente, ficando, sim, a imagem de um compositor interessado em apreender e assimilar as novas linguagens expressivas do seu tempo.

Como professor, contou entre os alunos nomes notáveis como W.A. Mozart e Johann Christian Bach. Um dos exemplos da admiração que W.A. Mozart tinha pelo seu professor é uma das cartas que lhe dirigiu. A que vos deixo aqui (em inglês) foi escrita no dia 4 de Setembro de 1776 em Salzburgo:
The veneration, the esteem, and the respect I feel for your illustrious person, induce me to intrude on you with this letter, and also to send you a small portion of my music, which I venture to submit to your masterly judgment. Last year, at Monaco, in Bavaria, I wrote an opera buffa ("La finta Giardiniera") for the Carnival. A few days previous to my departure from thence, his Electoral Highness wished to hear some of my contrapuntal music; I was therefore obliged to write this motett in haste, to allow time for the score to be copied for his Highness, and to arrange the parts so that it might be produced on the following Sunday at grand mass at the offertory. Most dear and highly esteemed Maestro, I do entreat you to give me unreservedly your candid opinion of the motett. We live in this world in order always to learn industriously, and to enlighten each other by means of discussion, and to strive vigorously to promote the progress of science and the fine arts. Oh, how many and many a time have I desired to be nearer you, that I might converse and discuss with your Reverence! I live in a country where music has very little success, though, exclusive of those who have forsaken us, we have still admirable professors, and more particularly composers of great solidity, knowledge, and taste. We are rather badly off at the theatre from the want of actors. We have no MUSICI, nor shall we find it very easy to get any, because they insist upon being well paid, and generosity is not a failing of ours. I amuse myself in the mean time by writing church and chamber music, and we have two excellent contrapuntists here, Haydn and Adlgasser. My father is maestro at the Metropolitan church, which gives me an opportunity to write for the church as much as I please. Moreover, my father has been thirty-six years in the service of this court, and knowing that our present Archbishop neither can nor will endure the sight of elderly people, he does not take it to heart, but devotes himself to literature, which was always his favorite pursuit Our church music is rather different from that of Italy, and the more so, as a mass including the Kyne, Gloria, Credo, the Sonata all Epistola, the Offertory or Motett, Sanctus, and Agnus Dei, and even a solemn mass, when the Prince himself officiates, must never last more than three-quarters of an hour. A particular course of study is required for this class of composition. And what must such a mass be, scored with all the instruments, war-drums, cymbals, &c, &c! Oh! why are we so far apart, dearest Signor Maestro? for how many things I have to say to you! I devoutly revere all the Signori Filarmonici. I venture to recommend myself to your good opinion, I shall never cease regretting being so distant from the person in the world whom I most love, venerate, and esteem. I beg to subscribe myself, reverend Father, always your most humble and devoted servant,

"WOLFGANG AMADEUS MOZART"

Para se adequar mais a este Blogue, não vos deixo exemplos musicais de nenhuma das Sinfonias, mas sim uma das suas 12 Sonatas d’intavolatura per l’organo e ’l cembalo (compostas por volta de 1736): a Sonata No.3. Estas Sonatas, salvo uma excepção ou outra, são formadas por partes ao estilo das Suites: Prelúdio (excepção feita à última Sonata que se inicia com uma Allemande); Fuga (genericamente intitulada de "Allegro"); um andamento lento (frequentemente um "Adagio"); dois andamentos rápidos (geralmente "Allegro" ou danças: Corrente, Giga, Gavotta, Minuetto, etc).

G. B. Martini - Sonata d'intavolatura per l'organo e 'l cembalo No.3
1. I-Preludio | 1. II-Allegro | 3. III-Adagio | 4. IV-Gavotta | 5. V-Corrente
Susanna Piolanti, cravo


gostava também de vos deixar a partitura de uma das obras para teclado mais simples e conhecidas deste compositor: a Gavotte "Les Moutons"

Read this document on Scribd: Martini, G B - Les Moutons (pf)

sábado, 2 de agosto de 2008

Yuja Wang


Não percam o concerto de Yuja Wang no festival de Verbier. Podem ver o concerto AQUI.


No dia 29 de Novembro de 2007 vi um concerto desta pianista chinesa ao vivo. Foi chamada à última hora para substituir Evgeny Kissin e tocou "só" o 3º Concerto de Prokofiev e o 1º de Tchaikovsky. Tudo no mesmo dia (com repetição no dia seguinte). Apenas mudou de roupa de um Concerto para o outro...hehehe.

Gostei imenso desse concerto e dei por bem entregue o dinheiro e a troca pelo Kissin.
Vejam o concerto online do festival de Verbier com obras de Ligeti, Rachmaninoff, Mendelssohn, Scriabin e Rimsky-Korsakov.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Ilusões Sonoras - 3


O Paradoxo do Trítono

Neste exemplo são tocados 4 trítonos (3 vezes)

O paradoxo está no facto de algumas pessoas ouvirem os trítonos como intervalos ascendentes, enquanto outras ouvem como descendentes.

E vocês?


Efemérides - 144

Neste dia, em 1997, morria o pianista ucraniano
Sviatoslav Richter
(1915-1997)Para a efeméride do nascimento de Richter, clicar AQUI.

Deixo um exemplo musical, que também está associado ao fim da vida de outro músico: Franz Schubert.

F. Schubert - Sonata em Sib Maior, D.960 [partitura]
1. I-Molto moderato (1ª parte) | 2. I-Molto moderato (2ª parte) | 3. II-Andante Sostenuto | 4. III-Allegro ma non troppo | 5. IV-Allegretto
(gravado em Praga a 24 de Setembro de 1972)
Sviatoslav Richter, piano



Os alunos (2008-2009)

Adriana de Almeida Fernandes - Afonso Paulo Farinha Alves - Alberto Correia Peixoto Vaz Pacheco - Alexandre Semedo Coelho - Alice Rodrigues da Fonseca - Ana Beatriz da Costa Marta - Ana Carolina de Almeida Figueiredo - Ana Catarina Bailão Ramos Perpétuo - Ana Margarida de Almeida Fernandes - Ana Salomé Magalhães Lucas Rebelo - Ana Sofia Mendes Dos Santos - Aniana Mercedes Almeida Rodrigues - Beatriz Fernandes Martins - Beatriz Isidro Praça - Beatriz Monteiro Dos Santos Ponte da Silva - Beatriz Pinto Basto Carreira Lopes - Bernardo Gil Coutinho Morgado - Carlos Miguel Encantado - Carlos Ventura Belchior Henriques - Carlota Neves Dias de Pinho - Carolina Filipa Botelho Sampaio - Carolina Maria Pedra de Freitas Lopes Ferreira - Catarina Antunes Mantas - Cátia Alexandra Rosa de Oliveira - Cláudia Raquel Silveira da Silva - Cláudia Sofia Branco Coelho - Daniel Filipe Brandão Figueira - Daniela Liberato Almeida Marques da Conceição - Daniela Rita Correia e Silva - David Barbosa Maia - David Miguel Marques Aniceto Santos - Diana Bastos Vieira Reis Ribeiro - Diana Pereira Fernandes - Dinis Afonso Martins Vargas Reis - Diogo Carvalho Costa - Diogo Henrique Manata Batista - Diogo Tomás Pires Dias - Duarte Rafael Martins Vargas Reis - Elson Barreto Fernandes - Eva Sofia Borges de Araújo Gomes - Fábio Miguel Ferrony Martins - Filipa Barros da Silva - Francisco Maria Vida Correia Dimas Contreiras - Francisco Moraes Castel-Branco - Frederico Joaquim Botelho Sampaio - Gerson Melo Santos - Gonçalo Carapeto de Albuquerque - Gonçalo Filipe Sousa Mateus - Gonçalo Vieira da Fonseca - Hugo Filipe Madeira Fernandes - Inês Maria Ciriago Marquês de Sousa - Inês Mendes de Azevedo - Inês Neves Dias de Pinho - Isabel Sofia da Cunha Piteira - Jessica Coutinho Morgado - Joana de Sousa Gouveia Dos Anjos - Joana Filipa Antão da Silva Fulgêncio - Joana Filipa Lança Das Dores - Joana Isidoro Praça - Joana Osório Gomes Rosado de Sousa - João André Ribeiro Lobo - João Carlos Marques R. de Mendonça Encarnação - João Miguel Calisto Safara - João Pedro Borrego Caleira - João Pedro Calhau Guimarães - João Pedro Canudo Cruz - José António Lourenço Rosa - José Duarte Maia Rodrigues - José Pedro de Sousa Ferreira - Leandro Miguel Paulo Moura - Leonor de Abreu Simplício - Luís Carlos Marques Aniceto Santos - Luís Eduardo Tristão Delgado - Luís Tiago Cabrita Lopo - Mafalda Conceição Brighton da Silva - Marcos Alexandre Paulo Moura - Margarida Ferreira da Silva Miranda - Margarida Galrito Pires Serra - Margarida Vidal Sampaio - Maria Ana Fidalgo Ferreira Sérgio - Maria Francisca Ribeiro Dias Gonçalves Pereira - Maria Inês da Costa Rendas - Maria Inês Fernandes Saldanha - Maria Inês Jardim Beira - Maria Inês Simões Dias Dos Reis Gonçalves - Maria Leonor Barreto Torres Mendonça Narciso - Margarida Vidal Sampaio - Maria Miguel Picado Serrano - Maria Teresa de Jesus Horta de Almeida - Maria Teresa Moraes Castel-Branco - Mariana Alves Canhão - Mariana Duarte Martins - Mariana Lourenço Das Neves - Mariana Morais Machado - Mariana Moreno Pereira Sarmento Vinhas - Mariana Neto Vinheiras - Mariana Pedroso Branco - Mariana Pereira Pisco - Mariana Sofia Colaço Dias - Marta Catarina Coelho Pereira - Marta Sofia Banza Gonçalves - Martim Cevadinha Simões Figueiredo - Micaela Felicidade Muechi Freitas - Miguel Duarte Albuquerque - Mónica Isabelle Popovic - Mónica Sofia de Albuquerque Côrte Real - Nuno Filipe Bofill Milheiro Soares - Patrícia Sofia Pinto e Filipe - - Pedro Miguel Sousa - Rafael Amaro de Jesus e Tavares - Raquel Sofia Caritas Moreira - Raquel Sousa de Oliveira - Rita Alexandra Sepúlveda Fortes Martins - Rita de Oliveira Fonseca - Rita Fidalgo de Figueiredo - Rita Mota Marques - Rodrigo Fernandes Lourenço - Rodrigo Miguel Gonçalves Silva Matias - Rui Alberto Brites da Silva - Samuel Costa Fernão Pires - Sara Beatriz Marques Aniceto Santos - Sara Filipa Mendes de Ferreira Carvalho - Sara Isabel da Costa Ximenes - Sara Margarida Domingos Oliveira - Sara Sofia Ferrony Varela Martins - Sofia Alexandra Maia Silvestre - Sofia Margarida Castro Correia Ribeiro - Sónia Filipa Puga Dias - Tiago Augusto Tavares Magro Mendes - Tiago João Dias Cabrita - Tiago Moraes Castel-Branco - Tiago Pereira Biscaia de Oliveira - Tomás de Brito Águas