quarta-feira, 9 de julho de 2008

A peça mais longa do mundo


Da próxima vez que disser "Tão lento quanto possível" a um aluno, vou pensar duas vezes...

A 5 de Setembro de 2001 (o aniversário de John Cage) começou a ser interpretada a peça Organ²/ASLSP (As Slow as Possible) do compositor John Cage. Digo "começou" porque ela ainda não acabou de ser tocada. E não acabará tão cedo. A data do final da interpretação desta peça é o ano 2640. Sim ! 2640 !


A está a ser interpretada no órgão da Igreja de St. Burchardi em Halberstadt na Alemanha e começou com 1 ano e meio de silêncio. As primeiras 3 notas da obra (Sol#, Si e Sol#) ouviram-se a 5 de Fevereiro de 2003.

Depois disso, aconteceram algumas mudanças de acorde, quer acrescentando tubos ao órgão (2 "Mis" em Julho de 2004), quer retirando, sendo que as últimas foram a 5 de Maio e a 5 de Julho deste ano de 2008. A mudança de acorde de 5 de Maio, que não foi mais do que a retirada de 2 tubos (duas notas "Mi"), pode ser ouvida AQUI. O acorde ficou assim com as notas Sol#, Fá#, Dó e Lá (tudo em ordem descendente). A 5 de Julho foram acrescentadas duas notas.

A próxima alteração será feita a 5 de Novembro deste ano.

A peça possui 8 andamentos e pelo menos um deles, de acordo com Cage, será repetido. Cada andamento terá a duração de cerca de 71 anos. Esta peça terá, assim, a duração de 639 anos, isto porque o primeiro órgão moderno (o órgão Blokwerk) foi construído para a Catedral de Halberstadt em 1361, ou seja, 639 anos antes do ano 2000. Foi este o critério para a duração da obra.

Foi escrita originalmente para piano em 1985. É esta a versão que podem ouvir aqui:
John Cage - ASLSP (1985) | Jay Gottlieb, piano


e foi adaptada para 2 órgãos um ano depois, quando ficou conhecida como Organ²/ASLSP. A ideia para a apresentação nos moldes actuais nasceu em 1997 numa conferência sobre órgão em Trossingen, onde se levantou a questão de qual seria o limite de duração para uma obra desta natureza (com a indicação de "Tão lento quanto possível") na sua interpretação em órgão? alguns organistas levaram a questão a sério e a ideia desenvolveu-se.

Deixo aqui um vídeo "caseiro" que vos dá uma ideia do ambiente da igreja onde o órgão está a tocar:




2 comentários:

  1. Mas isso não é Música! Se eu juntar todos os traços/linhas coloridas que a minha fez desde que nasceu até uma data pré-definida (por exemplo os 18 anos) não fico com uma obra de arte :D

    Posso é ter várias, o que é diferente ;)

    ResponderEliminar

Obrigado pela iniciativa de comentar.