Gerald Moore (1899-1987)Pianista acompanhador de excelência, notabilizou-se principalmente na área do acompanhamento de Lied, tendo trabalhado com músicos de primeira linha como Dietrich Fischer-Dieskau, Victoria de los Angeles, John McCormack, Elisabeth Schumann, Pablo Casals, Jacqueline du Pré e Elisabeth Schwarzkopf entre muitos outros.
Não podia deixar outro exemplo senão do seu trabalho com Fischer-Dieskau e interpretando Schubert.
Franz Schubert 1. Auf dem Wasser zu singen, D.744 (gravação de 1965) | 2. Der Tod und das Mädchen, D.531 (gravação de 1965) | 3. Der Jüngling an der Quelle, D.300 (gravação de 1965) | 4. Die Forelle, D.550 (gravação de 1965) | 5. Erlkönig, D.328 (gravação de 1958) Dietrich Fischer-Dieskau, barítono Gerald Moore, piano
A respeito ainda desta última canção, Erlkönig (o Rei dos Álamos ou o Rei dos Elfos), gostava de vos deixar uma pequena curiosidade: Esta peça é considerada uma das mais difíceis fisicamente para o piano. E compreende-se porquê: o movimento ininterrupto de oitavas é fisicamente esgotante, podendo até levar a algumas situações complicadas. No seguinte vídeo...
...vejam como Gerald Moore tenta minimizar um pouco o problema, tocando com o polegar da mão esquerda (quando possível) a primeira nota de cada grupo de tercinas da direita (o original é em Sol menor e não em Fá menor): Assim dá algum "descanso" à mão direita, o que é tão precioso nesta obra, sem prejudicar minimamente o resultado sonoro final.
Neste dia de efeméride do nosso Blogue (as 25.000 visitas), morria, em 1750, o compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750)para a efeméride do nascimento de J.S. Bach clicar AQUI.
Como sabemos, o coração de F. Chopin está na catedral de Varsóvia, preservado em álcool. Tuberculose foi a causa de morte oficial atribuída a Chopin, mas devido aos relatos de alguns dos sintomas (infecções respiratórias, febres recorrentes, puberdade tardia, etc.), suspeita-se que poderá ter morrido vítima de Fibrose Cística (ou Quística).
É para confirmar esta suspeita que alguns cientistas querem efectuar testes de ADN no coração de Chopin. O problema é que o Governo polaco não está pelos ajustes. De acordo com a porta-voz do Ministério da Cultura, Iwona Radziszewska, foram consultados peritos sobre a questão e decidiu-se que não era tempo para dar a aprovação e que o potencial conhecimento que podia daí advir não a justificava.
O argumento que os cientistas usam para contrapor este, é que o interesse não é apenas académico, pois a mensagem que seria transmitida para as pessoas que sofrem de uma doença grave como a Fibrose Cística é que "podemos ser um génio no que fazemos mesmo sofrendo de uma doença desta natureza".
Para mergulharem nesta piscina em forma de piano, têm que ir ao Disney all-star music Resort, na Florida (E.U.A.) e prepararem cerca de 90 Dólares (por dia e por pessoa).
Para os interessados, divulgo aqui o Festival de Verbier.
Criado em 1994, conta sempre com a participação de artistas de renome mundial. podem consultar o site do festival AQUI. Par além de informações, o festival disponibiliza online transmissões ao vivo e gravações dos concertos. Podem ver o índice e escolherem o concerto que querem assistir AQUI.
Se quiserem links directos para os concertos com piano aqui deixo alguns: - Marta Argerich(com a participação de Stephen Kovacevic, entre outros). Inclui uma fantástica Partita No.2 em Dó menor de J.S. Bach - Boriz Berezovsky. Inclui obras de: Schumann, Liszt (a Sonata) e encores de Chopin e Rachmaninoff
Se clicarem nestes links dos pianistas, cliquem depois no botão "see the concert" para verem o concerto .
Neste dia, em 1928, nascia o pianista norte-americano
Leon Fleisher (1928- )Aluno de Schnabel, perdeu o uso da sua mão direita devido à distonia focal. No entanto, não deixa de tocar, interpretando o grande repertório existente para a mão esquerda. São duas dessa peças que vos deixo interpretadas por Fleisher. Mais tarde, devido a tratamentos essencialmente à base de botox, recupera o uso da mão direita.
A. Scriabin 1. Prelúdio para a mão esquerda, Op.9 no.1 | 2. Nocturno para a mão esquerda, Op.9 no.2 [partitura] Leon Fleisher, piano
Embora um pouco fora do âmbito deste Blogue, acho que não devo deixar passar duas efemérides relacionadas com dois músicos portugueses de excepção: Amália Rodrigues e Carlos Paredes. Talvez os dois maiores expoentes da música portuguesa.
Amália Rodrigues nasce neste dia em 1920. Carlos Paredes morre neste dia em 2004Deixo apenas duas músicas: uma de cada músico. É impossível escolher de entre a obra destes dois excepcionais músicos, mas tive que o fazer. Ambas me fazem entrar num estado que só posso classificar de transcendente quando as oiço. São Música pura. A todos os níveis. Só a respiração de Carlos Paredes na Valsa me faz emocionar verdadeiramente...
Amália Rodrigues - Estranha forma de Vida (letra: Amália Rodrigues, Música: Alfredo Marceneiro) Carlos Paredes - Valsa
Neste dia, em 1838, morria o inventor alemão Johann Mälzel (1772-1838)Engenheiro, é a ele que normalmente se atribui a invenção do Metrónomo, embora, na realidade, ele apenas o tenha aperfeiçoado. Foi também responsável pela construção de alguns dos aparelhos de "ajuda" auditiva que Beethoven utilizou. É do seu nome que deriva a indicação "MM", como por exemplo em MM=60. MM significa Mälzel Metronome (Metrónomo Mälzel).
Em jeito de brincadeira, mas quem sabe se não será útil, deixo aqui algumas ligações para metrónomos online:
No dia 21 de Junho de 1987, às 16h30, Vladimir Horowitz (com 83 anos) entrou no palco da Grosser Saal da Musikhalle em Hamburgo. Seria o seu último concerto. Foi a gravação deste concerto (até ao momento na posse da Rádio do Norte da Alemanha-NDR) que eu comprei hoje. Um Horowitz (naturalmente) sem a força e o poder habituais, mas com uma intimidade, uma capacidade de cantar (cantabile) e uma variedade tímbrica impressionantes. um registo a não perder (apesar da má afinação do piano)
O programa foi: W. A. Mozart Rondo em Ré Maior, K.485 | Sonata em Sib Maior, K.333 F. Schubert Improviso em Solb Maior, D.899 no.3 (não gravado por razões técnicas) Liszt-Schubert Soirées de Vienne: Valse-Caprice No.6 R. Schumann Cenas Infantis, Op.15 F. Chopin Mazurca em Si menor, Op.33 no.4 | Polonaise No.6 em Láb Maior, Op.53 F. Schubert Momento Musical em Fá menor, D.780 no.3 Moszkowski Étincelles, Op.36 no.6
Deixo aqui dois exemplos. Duas obras que acompanharam Horowitz ao longo da sua vida: As Cenas Infantis de Schumann e o Momento Musical em Fá menor de Schubert. Se DUAS pessoas (vocês sabem quem são) me pedirem muito, eu posso pôr aqui também, embora contrariado (hehe), a Polonaise de Chopin... R. Schumann - Cenas Infantis, Op.15 1. I. Von fremdem Ländern und Menschen | 2. II. Kuriose Geschichte | 3. III. Haschemann | 4. IV. Bittendes Kind | 5. V. Glückes genug | 6. VI. Wichtige Begebenheit | 7. VII. Trämerei | 8. VIII. Am Kamin | 9. XIX. Ritter vom Steckenpferd | 10. X. Fast zu ernst | 11. XI. Fürchtenmachen | 12. XII. Kind im Einschlummern | 13. XIII. Der Dichter spricht 14. F. Schubert - Momento Musical em Fá menor, D.780 no.3 (Op.94 no.3)
A MÃOGRAFIA parece estar em força. Óptimo ! Mais uma contribuição e também de um "repetente" nestas andanças: o Luís. Desta feita é uma fotografia "caseira".
Neste dia, em 1871, morria o compositor polaco Karl Tausig (1841-1871)para a efeméride do nascimento de Tausig, clicar AQUI Morreria com apenas 29 anos de idade, vitima de febre tifóide.
Também neste dia, mas em 1875, nascia o pianista, musicólogo e compositor inglês Sir Donald Francis Tovey (1875-1940) Autor de inúmeros livros com análises musicais das mais variadas obras. É particularmente conhecido o seu livro com a análise das Sonatas para Piano de L. van BeethovenA Companion to Beethoven Pianoforte Sonatas
Ainda neste dia, mas em 1935, nascia o compositor satírico norte-americano Peter Schickele (aka P.D.Q. Bach) (1935- ) Schickele desenvolveu uma personagem construída à volta dos seus "estudos" sobre um suposto filho de J.S. Bach ("the youngest and the oddest of the twenty odd children"): P.D.Q. Bach. Autor de um repertório enorme de onde se destacam (títulos em inglês para melhor compreensão): The Abduction of Figaro, Canine Cantata: "Wachet Arf!" (S. K9), Good King Kong Looked Out, the Trite Quintet (S. 6 of 1), "O Little Town of Hackensack", A Little Nightmare Music e a Oratória Oedipus Tex. Já aqui tínhamos mostrado este magnífico compositor. Podem ouvir alguns exemplos da sua obra AQUI e AQUI.
Hoje deixo-vos com a: Missa Hilarious, S.N2O 1. Yriekay | 2. Gloria | 3. Credo | 4. Sanctus | 5. Angus Dei
Finalmente, neste dia, no ano de 2003, morria a pianista norte-americana Rosalyn Tureck (1914-2003)Conhecida como especialista de Bach, quer em piano, cravo ou clavicórdio. Foi professora em inúmeras instituições como o Conservatório de Filadélfia (1935-1942), a Mannes School of Music em Nova Iorque (1940-1944), a Juillard (1943-1955), a Universidade de Columbia (1953-1955) e também a Universidade de Maryland (1982-1984). Glenn Gould disse dela que tinha sido a sua única influência. Como um pequeníssimo exemplo da sua arte, deixo algumas das peças de Bach mais conhecidas pelos alunos de piano.
J.S. Bach 1. Minueto em Sol menor, BWV Anh.115 2. Minueto em Sol maior, BWV Anh.116 3. Marcha em Ré maior, BWV Anh.122 4. Musette em Ré maior, BWV Anh.126 Rosalyn Tureck, piano
Mais uma contribuição para esta nossa série. Desta feita é da Fi (é dela a mão) e parece que foi tirada pela RC Muito bem ! continuem a contribuir. Acredito que haja para aí muito mais fotos de mãos e pianos... Contribuam com as que quiserem.
Neste dia, em 2007, as Efemérides tiveram o seu início
É verdade. Foi no dia 15 de Julho que iniciei a sequência de posts chamados "Efemérides" e ninguém melhor para o início destes posts temáticos do que o grande Carl Czerny, pois foi hoje o dia da sua morte. Como é de calcular, a partir de hoje as efemérides serão muitíssimo mais raras, uma vez que, provavelmente, já terei feito as mais interessantes e relacionadas com a temática do Blogue.
Neste dia, em 1905, nascia a pianista e professora russa Nadia Reisenberg (1905-1983) Estudou com Leonid Nikolayev no Conservatório de S. Petersburgo e com Josef Hoffman no Curtis Institute of Music em Filadélfia. Teve uma grande carreira como concertista e leccionou no Curtis Institute, na Mannes College, na Queens College e na Juilliard School of Music, entre outras escolas. Aqui ficam alguns exemplos musicais da sua arte. Tchaikovsky 1. Chanson Triste, Op.40 no.2 2. Romance em Fá menor, Op.5(partitura) (gravações de Junho de 1954)
Rachmaninoff - 3 Peças de Fantasia, Op.3 3. No.1 - Élégie(partitura) 4. No.2 - Prelúdio em Dó# menor(partitura) 5. No.3 - Mélodie em Mi maior(partitura) (gravações de 1955)
Neste dia, em 1951, morria o compositor Arnold Schönberg (1874-1951)Percursor do sistema serial dodecafónico, obcecado pelo número 13, morreria numa 6ª feira dia 13 com 76 anos de idade (7+6=13). Também nasceu num dia 13 (em Setembro). As suas peças para piano Op.19 e Op.23 estão referidas no programa de piano do 7º e 8º anos. São essas que aqui vos deixo.
A. Schönberg - 6 pequenas peças, Op.19 1. I. Leicht, zart | 2. II. Langsam | 3. III. Sehr langsame Viertel | 4. IV. Rasch, aber leicht | 5. V. Etwas rasch | 6. VI. Sehr Langsam
A. Schönberg - 5 peças para piano, Op.23 7. I. Sehr langsam | 8. II. Sehr rasch | 9. III. Langsam | 10. IV. Schwungvoll | 11. V. Walzer Maurizio Pollini, piano (gravação de 1974)
Um post mais "técnico", mas que também é necessário. São os resultados das provas de passagem e exames dos alunos de piano neste ano lectivo. Quero frisar que são as avaliações das provas e não as finais.