segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Espelhos de Som


Quem já tocou piano e dirigiu uma orquestra simultâneamente, passou por uma dificuldade: Se a tampa do piano estivesse levantada, não via parte da orquestra; se a tampa do piano estivesse baixada, o som não chegava nas melhores condições quer ao pianista, quer ao público.

A solução partiu de um estímulo do pianista Pierre-Laurent Aimard em 2005 numa conversa com um técnico da Steinway: O piano com o mecanismo de espelhos de som (Sound Mirrors).

Com este mecanismo, que consiste em 6 placas de vidro que substituem a tampa do piano, o som é direccionado para o pianista, que consegue assim ver a orquestra completamente.
O solista senta-se de costas viradas para o público (como é relativamente normal quando se dirige ao piano) e, assim, o público apenas perde um pouco na questão visual, mas é compensado auditivamente.

Segundo Aimard o som é inclusivamente melhor do que com as tampas tradicionais, pois cada placa de vidro projecta um registo diferente do piano, em vez da concentração sonora que é normal com uma tampa única.

Aimard já usou este piano na gravação de Concertos para piano de Mozart com a Orquestra de Câmara da Europa.


3 comentários:

  1. Isto sim, bastante inovador :D Não como aquela obra "Banshee" de Henry Cowell, uns posts a baixo xD Se bem que confira um aspecto estético um pouco... esquisito, vá, ao piano!

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