STEIN e STREICHER
(J.A. Stein)É com um dos alunos de Silbermann, Johann Andreas Stein , que se desenvolve a mecânica que viria a ser conhecida como Vienense (ou alemã).Isto acontece por volta de 1770 e podemos ver o seu funcionamento neste vídeo:
Como podemos verificar, nesta mecânica os martelos estão invertidos, ou seja, a sua cabeça está
virada para o pianista (contrariamente à de Cristofori). As teclas empurram directamente os martelos. As cordas são normalmente um pouco mais finas (cerca de 50%) e os martelos mais pequenos, comparando com a mecânica Inglesa, conferindo aos pianos Vienenses um som mais "leve".


Nanette Stein e o seu irmão Matthaus Andreas Stein (conhecido como André Stein) tomaram conta do negócio do pai após a sua morte em 1792. Dois anos depois, em 1794, foram para Viena e formaram a empresa Geschwister Stein que existiu até 1802, altura em que André Stein forma a sua própria firma (mais tarde sucedido pelo seu filho Karl Andreas Stein).
(J.A. Streicher)

Mais tarde o filho do casal Streicher, Johann Baptist Streicher, junta-se aos pais e a firma toma o nome de Nanette Streicher, geb. Stein und Sohn. Em 1833, com a morte de J.A. Streicher e Nanette, o filho de ambos (J. Baptist) muda o nome da firma para J.B. Streicher, para mais tarde, em 1857, voltar a mudar para J.B. Streicher und Sohn com a entrada do seu filho Emil Streicher para o negócio de família.
No ramo "paralelo" da família Stein, estava, como referi, André Stein, cujos pianos estavam entre os eleitos de Beethoven e o casal Schumann. Beethoven apenas confiava em André Stein para transportar e reparar o seu piano Broadwood (tratarei destes pianos num futuro post). Existe hoje em dia um piano André Stein (de 1824) no museu Robert Schumann em Zwickau. Este instrumento foi inicialmente de Clara Schumann, tendo-lhe sido oferecido pelo seu pai Friederich Wieck quando ela tinha 8 anos. Após o casamento com Robert Schumann, este acabou por se tornar também seu proprietário. Também sobrevive mais um piano André Stein de 1819 no museu Kunsthistoriches (Museu de Arte Histórica) em Viena.
Aqui estão dois exemplos sonoros de pianos ORIGINAIS Stein e Streicher.
Beethoven - Sonata Op.10 no.1 (III andamento) tocada num piano Stein de 1795
Mozart - Sonata KV311 (I andamento) tocada num piano Nanette Streicher de ca.1800
Beethoven - Sonata Op.10 no.1 (III andamento) tocada num piano Stein de 1795
Mozart - Sonata KV311 (I andamento) tocada num piano Nanette Streicher de ca.1800
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pela iniciativa de comentar.