sexta-feira, 30 de março de 2007
Últimas Aquisições - 2
Filmes - 1

Recomendo que vejam, mas não estejam à espera de rigor histórico ou grande fidelidade a questões musicais.
A cena perto do fim onde Beethoven (Ed Harris) deitado na cama dita para a sua "assistente" (Diane Kruger) parece-me algo familiar...e de pior qualidade que o original (vejam lá se sabem de onde...).
No entanto consegue criar alguns momentos fortes do ponto de vista emocional ou não estivéssemos a falar da música de Beethoven. A cena da estreia da 9ª Sinfonia é, apesar de alguns cortes (necessários obviamente), bastante forte emocionalmente.
O título original em inglês é uma escolha inteligente, pois parece-me inferir a situação do público e do próprio Beethoven em relação à obra do compositor. Dificilmente era possível escapar do que se esperava da produção musical de Beethoven nos últimos anos da sua vida, pois a expectativa era sempre de uma nova "cópia", ao estilo do que ele já tinha produzido antes. Talvez por isso a música da sua fase final não tenha sido compreendida devido ao seu carácter inovador. Afinal quem era o surdo?
terça-feira, 27 de março de 2007
segunda-feira, 26 de março de 2007
Exame de 8º Grau - Peça Obrigatória

Pequena Obsessão Compulsiva do compositor português Alexandre Delgado
Está disponível AQUI
domingo, 25 de março de 2007
Férias !!!
Já sabem: desejo-vos umas férias com chuva, vento, mau tempo geral, de maneira a que tenham que ficar em casa. Que a EDP vos corte a electricidade e que tenham como única alternativa estudar piano. Boas férias.
P.S. As aulas recomeçam no dia 10 de Abril.
sábado, 24 de março de 2007
Exames de Piano

Estes são os alunos inscritos para os exames de 5º e 8º graus com os seus respectivos programas sorteados:
5º GRAU
Alexandre Coelho
Czerny - Estudo Op.740 nº41
Cramer - Estudo nº1 (Dó Maior)
Bach - Invenção a 2 vozes em Dó maior (nº1)
Mozart - Sonata em Sol maior, KV283
Mozart - Fantasia em Ré menor
António Vitorino de Almeida - Prelúdio nº1
Ana Catarina Perpétuo
Czerny - Estudo Op.299 nº21
Cramer - Estudo nº3
Bach - Invenção a 2 vozes em Ré menor
Mozart - Sonata em Sol maior, KV283
Mozart - Fantasia em Ré menor, KV397
A. Fragoso - Prelúdios nºs 4 e 6
Dulce Gadelha
Czerny - Estudo Op.740 nº41
Cramer - Estudo nº8
Bach - Invenção a 2 vozes nº6
Mozart - Sonata em Sib maior, KV570
Kabalevsky - Prelúdio Op.38 nº2
A.J. Fernandes - Prelúdio nº3
Filipa Prates
Czerny - Estudo Op.740 nº1
Cramer - Estudo nº7 (Fá menor)
Bach - Invenção a 3 voes em Mi maior (nº6)
Beethoven - Sonata Op.2 nº1
Mozart - Fantasia em Ré menor, KV397
F.Lopes-Graça - Exercício de Harmonia
Mariana Amorim
Czerny - Estudo Op.740 nº1
Cramer - Estudo nº19
Bach - Invenção a 2 vozes nº4
Mozart - Sonata em Sol Maior, KV283
Schostakovich - Prelúdio Op.34 nº13
F. Lopes-Graça - Pequeno Passeio Matinal
Marta Cardoso
Czerny - Estudo Op.740 nº1
Cramer - Estudo nº11
Bach - Invenção a 3 vozes em Mi maior (nº6)
Mozart - Sonata em Sib M, KV570
Shostakovich - Prelúdio Op.34 nº17
L.F. Branco - Prelúdio nº7
Nuno Rafael Carrilho
Czerny - Estudo Op.299 nº21
Cramer - Estudo nº11 (Universal Edition)
Bach - Invenção a 2 vozes em Fá M
Haydn - Sonata em Sib maior, Hob.XVI:2
Chopin - Nocturno em Dó# menor, Op.póst.
F.Lopes-Graça – Chula
Rita Marques
Czerny - Estudo Op.740 nº2
Cramer - Estudo nº19 (Mi menor - Mugellini)
Bach - Invenção a 2 vozes em Sol maior
Haydn - Sonata em Sol maior, Hob.XVI:27
Albéniz - Rumores de la Caleta
F.Lopes-Graça - Pequeno Passeio Matinal
Rodrigo Matias
Czerny - Estudo Op.740 nº13
Cramer - Estudo nº1 (Dó Maior)
Bach - Invenção a 2 vozes nº13
Mozart - Sonata em Sol maior, KV283
H. Villa-Lobos - A Maré Encheu
A. Fragoso - Prelúdio (da Petite Suite)
Sara Cardoso
Czerny - Estudo Op.740 nº13
Cramer - Estudo nº8 (Fá menor)
Bach - Invenção a 2 vozes em Dó maior (nº1)
Mozart - Sonata em Sol maior, KV283
Mozart - Fantasia em Ré menor, KV397
A. Fragoso - Prelúdios nºs 4 e 6
8º GRAU
Ana Nisa
Moszkowsky - Estudo Op.72 nº4
Bach - Prelúdio e Fuga nº21 em Sib Maior (I caderno)
Mozart - Sonata em Sib maior, KV333
Scarlatti - Sonata em Ré menor
Prokofieff - Visões Fugitivas nºs 1,2,10 e 12)
Peça obrigatória
Gonçalo Curto
Moszkowsky - Estudo Op.72 nº4
Bach - Suite Francesa nº2 em Dó menor, BWV 813
Beethoven - Sonata em Ré menor, Op.31 nº2
Scarlatti - Sonata em Lá maior
Chopin - Nocturno em Dó# menor, Op.27 nº1
Peça obrigatória
João Rendas
Moszkowsky - Estudo Op.72 nº5
Bach - Prelúdio e Fuga nº5 em Ré maior (I caderno)
Beethoven - Sonata em Ré menor Op.31 nº2
Scarlatti - Sonata em Ré menor
Debussy - Prelúdio "A Dança de Puck"
peça obrigatória
Hugo Fernandes
Moszkowsky - Estudo Op.72 nº10
Bach - Prelúdio e Fuga nº6 em Ré menor (I caderno)
Mozart - Sonata em Sib maior, KV333
Scarlatti - Sonata em Ré menor
Schubert - Improviso Op.90 nº2
peça obrigatória
Rafael Pina
Moszkowsky - Estudo Op.72 nº9
Bach - Prelúdio e Fuga nº2 em Dó menor (I caderno)
Beethoven - Sonata em Ré menor Op.31 nº2
Scarlatti - Sonata em Ré menor
Vianna da Motta - Cantiga d'Amor
peça obrigatória
sexta-feira, 23 de março de 2007
António Fragoso
A ESFOLHADA
Ao Fernando Botelho Leitão
Meu caro Fernando
As férias estão terminadas. Dentro de breves dias iremos novamente trabalhar, pró música, nessa complicada engrenagem da vida da capital, onde o nosso espírito se cansa, mas onde temos também os momentos de mais elevado prazer espiritual, aqueles que nos oferecem as audições das grandes obras dos grandes mestres da música, essa arte subtil e engenhosa que nós cultivamos com tanta fé e tão entusiástica paixão. E como vemos aproximar-se o dia em que temos de deixar aqueles que nos são mais queridos, fazemos esforços para nos divertirmos o mais possível, tentando assim esquecermo-nos por um momento da tristeza da vida de hoje que cada vez está sendo mais complicada e mais angustiosa, tais e tão graves são as doenças que dia a dia vão devastando impiedosamente o Corpo e a Alma do nosso pobre país.
Mas nós devemos encarar a vida com uma grande dose de filosofia positiva e por isso nos vamos divertindo à grande enquanto os males nos não batem à porta. De resto, como dizia o grande Fradique Mendes, “este mundo está superiormente organizado” e, por isso mesmo, cheio de compensações. Uns sofrem, outros riem: amanhã invertem-se os papéis e o mundo gira com a mesma velocidade e com a mesma fleuma!
Ora foi filosofando fleumaticamente que as pessoas gradas que este ano têm veraneado na Pocariça, a tão hospitaleira e encantadora aldeia onde nasci, e onde ainda não chegaram senão os ecos das epidemias, puderam tomar para lema da sua vida de férias, aquele verso tão português do Burro do Sr. Alcaide que principia assim:
-“Viva a folia, dançar, dançar, etc...”
E, na verdade, a nossa vida, de há dois meses para cá, tem sido um constante e vertiginoso rodopiar, entre os passos lentos e tantas vezes cheios de ternura duma valsa de Berger, e os saltos ursinos e desengonçados dum fox-trot.
Ontem, porém, despimos a rabona de todos os dias, e vestimos a jaqueta dos homens de lavoura; as senhoras enfeitaram-se com as cores garridas de Viana do Castelo; e, descendo da sala ao campo, fomos dançar numa eira, ao som da guitarra e do harmónio, as danças tão simples e tão pagãs do nosso povo.
Tinha-se organizado uma esfolhada; como porém, o mês de Agosto já passou, tendo levado consigo o calor e a luz prateada do seu luar, a esfolhada teve de ser feita de dia, à hora em que o sol de Outono vai amarelecendo as folhas dos vinhedos que ainda há bem poucos dias levaram às adegas, em alegrias báquicas, a riqueza abençoada do seu suco. Sendo assim, ela não podia ter o encanto sugestivo daquela esfolhada minhota que Júlio Diniz nos descreve através da prosa tão simples e tão cheia de harmonia; mas teve, sem dúvida, o mesmo ar de alegria e de mocidade.
Estavam já todas as senhoras, lindas no seu traje minhoto, e alguns rapazes, procedendo à descamisa do milho, quando apareceram o Mário Vaz, o Manuel Pessoa e o Carlos, meu irmão, todos de calça branca e cinta escarlate, tocando ruidosamente o popularíssimo Zé P’reira. Podes calcular o barulho, a alegria esfusiante, os vivas e as palmas que eles provocaram. Depois houve cantigas ao desafio em que mais uma vez saltou, em rimas cheias de graça, a veia poética do Mário Vaz, a que a Armanda Pessoa respondia com aquela sua voz tão docemente timbrada; o Jorge e o Arnaldo Frota flirtaram; os felizes a quem a Boa-sorte fez chegar às mãos as espigas de milho-rei, regalaram-se de dar abraços; o Evaristo Pessoa mais uma vez pôde manifestar quanto é grande o seu talento para a arte de Niepce; os petizes fartaram-se de berrar, e eu...eu fiz o que pude!...
O sol escondia-se já por detrás dos pinheirais quando chegaram as criadas com papas de abóbora...Nova vozearia, novos vivas, novas palmas!...E, num instante, todo o grupo, agarrado à sua colher e ao seu prato, saboreava esse belo acepipe com um apetite digno de Pantagruel. A alegria faz fome, lá dizia não sei quem...e, na verdade, assim é. Foi só então que começaram as danças.
E os ecos puderam repetir ainda, à hora melancólica das Ave-Marias, as melodias alegres do Vira, da Caninha Verde, dessas danças tão caracteristicamente portuguesas que se cantavam na eira.
Nessa festa, nós pudemos sentir bem o que há de alegre e bom na alma do nosso povo; mas nem por isso deixou de ter o seu cunho de elegância e distinção.
Tive pena que cá não estivesses para nela tomares parte; que ao menos a minha pena tenha podido dar-te uma pálida impressão do que ela foi.
Teu amigo certo
A. Lima Fragoso
4/10/918
Fragoso morreria 9 dias depois (aos 21 anos de idade) vitima da gripe pneumónica, bem como duas das suas irmãs e também um irmão. De cinco irmãos apenas a mais nova sobreviveria.
quinta-feira, 22 de março de 2007
O Piano de Chopin foi descoberto
Sorteio dos Exames de 5º e 8º Graus
terça-feira, 20 de março de 2007
sábado, 17 de março de 2007
Símbolo do Blogue
sexta-feira, 16 de março de 2007
Concurso do 1000º Visitante - RESULTADO
aluno de Piano da Classe do Prof. António Toscano.

Enviou a imagem abaixo com o nº1000. É de referir que houve outra participação que também apresentava o nº1000, mas a hora era ligeiramente superior (10:58:29).
Parabéns a todos os que participaram e também aos que não participaram por estarem ocupados a estudar piano (e nunca a ver o jogo do Benfica, claro).
quinta-feira, 15 de março de 2007
Concurso do 1000º visitante - 2
Boa sorte a todos !
quarta-feira, 14 de março de 2007
Audição de Piano - 4
Audição de Piano - 3

Aqui está o programa:


E em versão de texto:
O Pastorzinho Infantil
Ten Little Indians Thompson
Daniel Figueira (Iniciação)
The Traffic Cop Thompson
Swans on the Lake Thompson
João André Lobo (Iniciação)
Air em Sol M Turk
Melody in C Enckhausen
João Miguel Safara (1º Grau)
Sonatina em Dó M, op. 36 nº 3 Clementi
II. Un poco adagio
III. Allegro
Beatriz Martins (3º Grau)
Estudo op. 599 nº 14 Czerny
Musette em Ré M Bach
Rita Rodrigues (2º Grau)
Ecossaise Beethoven
Prelúdio em Dó M, BWV 846 Bach
Tiago Oliveira (2º Grau)
Fiesta Gillock
José Duarte Rodrigues (2º Grau)
Estudo op. 599 nº 58 Czerny
André Rosa (3º Grau)
Prelúdio em Dó m, BWV 999 Bach
Sonatina em Sol M, op. 36 nº 2 Clementi
II. Allegretto
Maria Teresa Almeida (3º Grau)
Sonata op. 49 nº 2 Beethoven
I. Allegro ma non troppo
Mariana Canhão (4º Grau)
Tarantela op. 65 Prokofieff
Claúdia Silva (4º Grau)
Sonata em Sol M, KV 283 Mozart
I. Allegro
Prelúdios nº 6 e 4 Fragoso
Ana Catarina Perpétuo (5º Grau)
Prelúdio XII em Fá m, BWV 881 Bach
Nocturno em Dó# m, op. 27 nº 1 Chopin
João Rato (7º Grau)
Audição de Piano - 2


Frülingslied, Op.38 Kohler
Piano: Linda Almeida
Flauta: Mónica Henriques
Estudo em oitavas, op. 10 nº2 L. Costa
Linda Almeida (7º Grau)
The Hallowe’en Pumpkin popular
Good King Wenceslas tradicional
Adriana Fernandes (Iniciação)
Os Sinos Thompson
Old McDonald Thompson
Daniel Fiqueira (Iniciação)
Marcha Eslava Tchaikovski
Melody Thompson
João André Lobo (Iniciação)
Dança dos Índios Gillock
Mariana Martins (Iniciação)
Run-away River Thompson
Swans on the Lake Thompson
João Miguel Safara (1º Grau)
Ressentimento Bartok
Beatriz Praça (1º Grau)
Estudo op. 599 nº 16 Czerny
King William’s March Clarke
Rita Rodrigues (2º Grau)
Marcha do Soldado Schumann
Sonatina em Sol M Beethoven
I. Moderato
II. Romanze
Tiago Oliveira (2º Grau)
Sonatina em Sol M, op. 36 nº 2 Clementi
I. Allegretto
Joana Sousa (2º Grau)
Sonatina em Sol M Beethoven
I. Moderato
II. Romanze
Hurdy-Gurdy Chostakovitch
José Duarte Rodrigues (2º Grau)
Clowns Kabalevsky
Jessica Morgado (3º Grau)
Viagem Nocturna Gurlitt
Estudo op. 599 nº 33 Czerny
André Rosa (3º Grau)
Valsa nº 3 em Ré M Beethoven
Margarida Serra (3º Grau)
Sonatina op. 36 nº 2 Clementi
I. Allegretto
Valsa em Dó M Beethoven
Maria Teresa Almeida (3º Grau)
The Little Negro Debussy
José Pedro Ferreira (3º Grau)
Sonatina op. 36 nº 3 Clementi
I. Spirituoso
Beatriz Martins (3º Grau)
Invenção a 2 vozes em Sol M, BWV 781 Bach
Valsa nº 9 em Fá m Beethoven
Maria Serrano (3º Grau)
Invenção a 2 vozes em Ré m, BWV 775 Bach
Mariana Canhão (4º Grau)
Prelúdio em Mi m, op. 28 nº 4 Chopin
Sonata em Lá M Haydn
I. Andante
Claúdia Silva (4º Grau)
Invenção a 3 vozes em Sol m, BWV 797 Bach
Marta Cardoso (5º Grau)
Fantasia em Ré m, KV 397 Mozart
Rita Marques (5º Grau)
Prelúdio nº 3 A. J. Fernandes
Dulce Gadelha (5º Grau)
Estudo op. 91 nº 2 Moszkowski
Inês Oliveira (7º Grau)
Prelúdio e Fuga em Dó m, BWV 847 Bach
Patrícia Coelho (7º Grau)
Sonata em Lá m, KV 310 Mozart
I. Allegro Maestoso
João Rato (7º Grau)
Estudo em oitavas, op. 10 nº 6 L. Costa
Marta Torres (7º Grau)
Prelúdio em Dó# m, op. 3 nº 2 Rachmaninoff
Gonçalo Curto (8º Grau)
terça-feira, 13 de março de 2007
Podcasts
Para escolher o post (ficheiro) que querem ouvir cliquem no botão "POSTS" (na parte de baixo).
Para ouvirem o ficheiro, basta carregar no botão com o símbolo do PLAY (à direita).
segunda-feira, 12 de março de 2007
GRANDE CONCURSO do 1000º VISITANTE


- - Tem que ser aluno do C.R.S. (piano ou outro instrumento) com as propinas em dia.
- - Tem que provar que foi o 1000º visitante (ou superior). Como? assim:
- Quando estiverem na página do Blogue, carreguem na tecla "Print Screen" do teclado.
- Abram o vosso programa de imagem preferido (Paint, Photoshop, Paintshop Pro, etc:) e façam "Colar" (Paste ou CTRL+V)
- Guardem a imagem (de preferência em formato .jpg)
- - Será contemplado o concorrente que ficar mais perto do número 1000, mas sempre superior (1001, 1002, 1003, etc.) e com a hora mais baixa.
- - Na imagem deve estar bem claro o contador que indica o nº da visita e o relógio que indica a hora da mesma.
- - As imagens deverão ser enviadas para piano.crs@gmail.com
- - A entrega do CD será feita no C.R.S. em data a combinar.
1-3. Sonata para piano em Lá maior, KV 331 ("Alla Turca") [5º/6º ano]
4. Fantasia em Ré menor, KV 397 [5º/6º ano]
5. Fantasia em Dó menor, KV 475 [7º/8º ano]
6-8. Sonata para piano em Lá menor, KV310 [7º/8º ano]
O pianista é Wilhelm Kempff
domingo, 11 de março de 2007
Apenas porque sim - 3
Dia 14 (4ª feira) às 21.30 vai haver mais uma sessão de "Músicas com História" no Club Setubalense.
Esta sessão é dedicada à música do Renascimento e terá a orientação do Prof. Raul Avelãs. Desta feita, alguns dos exemplos musicais serão interpretados ao vivo pelo Coro de Câmara de Setúbal.
A entrada é livre e obrigatória para os meus alunos com quem falei sobre isso (vocês sabem quem são...).
Recomendo aos colegas que divulguem entre os vossos alunos também.
Folhas dos Programas de Exame
sábado, 10 de março de 2007
Inscrições para os Exames de Piano
sexta-feira, 9 de março de 2007
Descubram as diferenças - 1

2º andamento (adagio)
do Concerto para teclado em Ré menor, BWV 974 de J.S. Bach.
É uma transcrição do Concerto para oboé de Alessandro Marcello.
Arcadi Volodos, piano
Glenn Gould, piano
Descubram as diferenças...
quinta-feira, 8 de março de 2007
Contrato Colectivo de Trabalho 2006/07
Já estão disponíveis na secção "Banco de Piano" os seguintes documentos
- Contrato Colectivo de Trabalho do Ensino Particular e Cooperativo 2006/2007 (formato word)
- Tabelas Salariais 2006/2007 (formato excel)
Chopin

terça-feira, 6 de março de 2007
Recomendo - 1
(na Amazon)

A 20 de Abril de 1986, Vladimir Horowitz retorna à Rússia após cerca de 60 anos de ausência. Este concerto foi descrito pela sua mulher (Wanda Toscanini) como o ponto mais alto da sua carreira.
Para mim: Emoção pura.
Aqui fica apenas um exemplo do que podem encontrar neste DVD
(ou até na edição em CD) :
S.Rachmaninoff, Prelúdio em sol# menor, Op.32 nº12
O Maior Piano
Partitura da Semana - 2

podem encontrar a partitura desta semana:
The Young Mozart
Peças originais de W.A. Mozart, escritas quando tinha 6 e 8 anos.
este livro está referido no programa do 2º ano de piano da experiência pedagógica de 1973/74
Estará online por tempo limitado.
segunda-feira, 5 de março de 2007
Silêncios Interrompidos - 1
C.W. Gluck
(transcrição para piano de Sgambati)
Nélson Freire, piano
(clicar em Download PDF)
O Piano de Gatos
Com o objectivo de “elevar o espírito” de um Príncipe Italiano, um músico criou para ele um piano de gatos. O músico escolhia os gatos cuja voz natural estava em frequências diferentes e dispunha-os em pequenas jaulas consecutivas, de maneira a que, quando uma tecla era pressionada, um mecanismo empurrava um espigão aguçado na cauda do gato respectivo. O resultado era uma melodia de “meados” que se tornava mais vigorosa à medida que os gatos ficavam mais desesperados. Quem conseguiria evitar o riso perante tal música? Era assim que o Príncipe escapava da sua melancolia.
domingo, 4 de março de 2007
sábado, 3 de março de 2007
As Variações "Goldberg", BWV 988


Clavierübung
Consistindo numa Ária com diversas variações para o Cravo de dois manuais, composta para os amantes da música, para refrescar o seu espírito, composto por
Johann Sebastian Bach
Porque Bach escolheu a forma de variações não é inteiramente claro, mesmo que aceitemos o argumento de que a obra foi composta a pedido de Keyserlingk. Contrariamente a Corelli e Handel, que escreveram vários exemplos de variações, Bach não demonstrou grande interesse por esta forma: os únicos exemplos anteriores às “Goldberg” foram todos obras menores, como as partitas-corais (do seu período inicial) e a “Ária variata” em Lá menor.

Sendo composta para o Cravo de dois manuais, a obra apresenta como característica mais proeminente a demonstração abundante de elementos expressivos modernos do Barroco final com um toque de idealismo Clássico, bem como uma beleza arquitectural e formal magníficas.