Construtores de Pianos
Uma história de três construtores de pianos
Algumas das mais importantes cidades do mundo musical, como Berlim e Nova Iorque apresentam frequentemente três importantes marcas de pianos: Steinway, Blüthner e Bechstein. Três dos maiores construtores de pianos que celebraram o seu 150º aniversário em 2003.
Desde 1853 que os artistas têm elogiado os seus instrumentos. Claude Debussy afirmou que a música para piano deveria apenas ser escrita para Bechsteins. Já para Wilhelm Furtwängler, os melhores eram Blüthner. "Os pianos Blüthner conseguem realmente cantar, o que é o melhor que se pode dizer de um piano". Martha Argerich, a pianista argentina, acredita que um Steinway por vezes toca melhor que o pianista - "uma surpresa maravilhosa". Em temos comerciais, as três evoluíram de maneiras diferentes.
A fábrica da Blüthner perto de Leipzig foi destruída durante o ataque aéreo de 1943. As forças ocupantes Soviéticas permitiram que a família reconstruísse a fábrica após a Segunda Grande Guerra e conseguiram inclusivamente manter cerca de um quarto da empresa até 1972 quando passou a ser controlada pelo estado, mas permanecendo Ingbert Blüthner-Haessler como director da fábrica. Após 1989 a família comprou de nova a empresa que agora é dirigida pelo Sr. Blüthner-Haessler e os seus dois filhos.
Helene Bechstein, uma das co-proprietárias da empresa Bechstein foi uma grande apoiante do regime Nazi, o que foi em grande parte a razão pela qual a firma Bechstein foi confiscada durante o processo que seguiu o pós-guerra na Alemanha. O declínio da Bechstein não pôde ser evitado e há cerca de 15 anos teve que ser salva da bancarrota pela cidade de Berlim. Só a partir dessa altura é que a marca Bechstein recomeçou a ganhar alguma da sua força inicial. em 2002 cerca de 3,000 novos Bechsteins foram construídos. Em 1993 foram cerca de 650.
Entretanto, a Steinway prosperou na América, estabelecendo quase um monopólio em termos de pianos de concerto. Muitos atribuem o sucesso da Steinway ao seu marketing inteligente, bem como à qualidade dos seus pianos. Demora cerca de 1 ano a construir um Steinway a partir de 12,000 componentes e 8 tipos diferentes de madeira. Por ano as fábricas Steinway de Astoria, Nova Iorque e Hamburgo produzem cerca de 3,000 pianos de cauda - com preços até cerca de $100,000 (dólares) - e 1500 pianos verticais, o que é aproximadamente a mesma produção que há um século atrás.
A Steinway é também habilidosa a associar pianistas com a marca, e existe uma lista oficial de cerca de 1,300 "artistas Steinway", desde Alfred Brendel a Billy Joel. Os músicos devem obrigatoriamente possuir um Seinway para pertencerem ao clube; em troca, o representante local da marca que se encontre mais próximo fornecerá um piano sempre que eles actuem. Mesmo assim, o lugar de topo da Steinway tem vindo a ser contestado. Os pianos asiáticos sempre foram mais baratos e nos últimos tempos a sua qualidade tem melhorado rapidamente.
Finalmente temos os pianos Fazioli, de um pequeno construtor que fundou a marca em 1978 no norte de Itália, na cidade de Sacile. A fábrica Fazioli é perto do berço do piano. Em Pádua, não muito longe, um construtor de instrumentos chamado Bartolomeo Cristofori inventou o piano há cerca de 300 anos. A Steinway, Blüthner e Bechstein podem não concordar, mas alguns artistas acreditam que a Fazioli constrói actualmente os melhores pianos do mundo.
1 comentário:
Olá, adorei seu espaço!!! Muito interessante. Gostaria de divulgar por gentileza:
Vendo piano blüthner Leipzig premiado, modelo armário, 88 teclas, preto, premiado internacionalmente, original alemão,acompanha banqueta original. Revisado, teclas novas, afinado há pouco mais de 1 mês. Tampo harmônico em perfeitas condições. Piano com mais de um século. Vendo piano blüthner Leipzig com som maravilhoso ( possui haste de elevação de tampa para ampliação de som, som incrivelmente semelhante à um piano de cada. Vendo piano blüthner Leipzig, quem conhece a marca sabe o que significa qualidade . A peculiaridade deste piano blüthner Leipzig , em especial, é o som, o acabamento, a pureza da madeira e a legitimidade de uma jóia pianística Blüthner ( piano recebeu premiação internacional).
Vendo piano Blüthner premiado
Motivo da venda : Viagem
Preço de ocasião : R$ 9.000,00 (A VISTA)
Frete por conta do comprador
contato: (11) 3593-2060/(11) 6213-6831
ou pelo e-mail : happygingerbread@hotmail.com
http://instrumentos-musicais.vivastreet.com.br/musica-instrumento+santo-andre/vendo-piano-bluthner-leipzig-premiado--11--35932060-r--9-mil/27286054?login_email=agoraeudivulgo%40gmail.com#photos
Enviar um comentário